Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90338
- Title:
- Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família
- Sene, Marta Regina
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Secretaria de Educação
- O Programa Escola da Família - Espaços de Paz foi implantado em 2003 nas escolas da Rede Pública Estadual, propondo a abertura das escolas aos finais de semana, tornando-as centros comunitários, a fim de atrair os jovens e suas famílias para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas, vinculadas a quatro Eixos Norteadores: Cultura, Esportes, Saúde e Qualificação para o Trabalho. O presente estudo, de caráter exploratório, teve como principais objetivos: caracterizar o perfil dos protagonistas do Programa, identificar as concepções de arte implícitas no ensino das atividades artísticas do Eixo Cultura, conhecer o processo de ensino-aprendizagem das atividades do Programa, tendo em vista o fazer pedagógico dos educadores e as percepções dos usuários acerca de seu aprendizado; identificar relações entre arte-educação e o desenvolvimento cultural dos participantes. O estudo realizou a coleta de dados por meio de entrevistas em oito escolas do Município de Araraquara, selecionadas como campo da investigação. Os critérios para a coleta e para o tratamento dos dados estiveram baseados em critérios quanti-qualitativos e para a análise dos resultados foi adotada abordagem de natureza qualitativa. O aporte teórico esteve fundamentado em pressupostos do campo da Arte-educação, mediados pela Teoria da Perspectiva de Sistemas, de Mihaly Csikszentmihalyi, em contraponto às diretrizes oficiais às quais o Programa está subordinado. Os participantes da pesquisa foram selecionados dentre os protagonistas do Programa: Educadores Profissionais, Educadores Universitários, Voluntários e Público.
- School Program of the Family - Spaces of Peace was established in 2003 in the schools of the State Public Network, proposing the opening of schools on the weekends, making them community centers, in order to attract young people and their families to the development of activities artistic, cultural and sports, linked to four axles directors: Culture, Sports, Health and Qualification for the Job. This study, exploratory in nature, had as main goals: to characterize the profile of the protagonists of the program, identify the conceptions of art implied in the teaching of artistic activities of the Axis Culture, know the process of teaching-learning activities of the program, taking into seen doing the teaching educators and users' perceptions about their learning, identify relationships between art and education and cultural development of the participants. The study conducted to collect data through interviews in eight schools in the city of Araraquara, selected as a field of research. The criteria for the collection and the processing of the data were based on quantitative and qualitative criteria in the analysis of the results was adopted approach of a qualitative nature. The contribution was based on theoretical assumptions of the field of art, education, mediated by the Theory of Systems Perspective, Mihaly Csikszentmihalyi, as opposed to official guidelines to which the program is tied. Participants of the survey were selected among the protagonists of the Program: Professional Educators, Educators University, Volunteers in Public.
- 28-Feb-2008
- SENE, Marta Regina. Arte-educação, criatividade, percepções: um olhar sobre o programa escola da família. 2008. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
- 201 f. : il., gráfs.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação - Brasil
- Ensino
- Criatividade
- Lazer
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90338
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.