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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90861
Title: 
Educação ambiental em comunidades: um estudo na Prainha Branca, Guarujá-SP
Author(s): 
Festozo, Marina Battistetti
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • As relações estabelecidas entre os seres humanos e entre eles e a natureza são fruto de um contexto histórico e social em que estão inseridos. Em nossa sociedade, regida pela lógica capitalista (com base no paradigma mecanicista) que dita as regras de convivência, possibilitando que o que é bom para o desenvolvimento do sistema prevaleça sobre o que é bom para a humanidade. Neste contexto, tanto a natureza quanto o homem são encarados como mercadoria e a competição e o individualismo são naturalmente aceitos. As características deste modelo de desenvolvimento são diversas às características presentes em comunidades e muitas vezes, opostas. A diversidade, a tradição e o trabalho comum, marcas comunitárias, são avessas ao capital e à manutenção do poder da classe hegemônica e, portanto, desvalorizadas e condenadas por estas. A negação destes princípios e a supervalorização de outros tem papel fundamental na adaptação da população à ordem estabelecida. Este estudo, a partir desse pressuposto, foi delineado para realizar-se em uma comunidade caiçara e buscou investigar o envolvimento da população nas atividades sociais desenvolvidas na Prainha Branca: como se dá o exercício da cidadania comunitária, os fatores que limitam estes processos, e o quão responsáveis os moradores se sentem pela configuração de sua própria realidade. Foi possível perceber que a comunidade, além de imersa em conflitos, encontra-se fragmentada, desorganizada, com a união e identidade coletiva frágeis, fazendo com que muitos de seus membros não mais participem da vida em comunidade. No movimento de desvalorização da identidade coletiva comunitária por parte da sociedade, moradores cedem à pressão o sistema, abrem mão de seus valores e costumes tradicionais para adaptarem-se à nova vida de incessante acumulação de bens materiais. A divisão interna observada...
  • The relationship between human beings and between them and nature are the result of a historical and social context in which they are inserted. In our society, governed by capitalist logic (based on mechanistic model), that establishes the rules of coexistence, allowing that what is good for the development of the system take advantage on what is good for humanity. In this context, the nature and the man are seen as a commodity and competition and individualism is naturally accepted. The characteristics of this type of development are different that the ones found in communities and often, they are the opposite. The diversity, tradition and common work, communities’ trade marks, are adverse to the capital and to the maintenance of the hegemonic class power and thus devalued and condemned by them. The denial of these principles and the overvaluation of others have a fundamental role on the adaptation of the population to the established order. Considering that, this study was planned to be performed in a seashore community and investigated the involvement its population on social activities already developed on Prainha Branca: how they exercise their community citizenship, which factors limit these processes, and how responsible the residents feel about their own reality. After the study, we realized that the community is immersed in conflicts, as well as fragmented, disorganized, with fragile collective union and identity, what weaken its member’s participation in community life. In this collective identity devaluation by society, the community residents yield to the pressure of the system, and give up of their traditional values and customs to adapt to the new way of life of ceaseless material goods accumulation. The internal division observed surpasses the opposition between the group that values the tradition and the one that values the aspects of modernity demonstrating different... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
19-Mar-2009
Citation: 
FESTOZO, Marina Battistetti. Educação ambiental em comunidades: um estudo na Prainha Branca, Guarujá-SP. 2009. 142 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
Time Duration: 
142 p.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação ambiental - Guarujá (SP)
  • Environmental eduction
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90861
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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