Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90863
- Title:
- Educação ambiental com adultos em processo de alfabetização: construção coletiva de conhecimentos
- Michelini, Janaina
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Buscando articular os processos educativo ambiental e de alfabetização de adultos, na perspectiva da educação transformadora, emancipatória e crítica, o problema de pesquisa proposto por este estudo é a construção coletiva de uma proposta de educação ambiental como apoio ao processo de alfabetização de adultos. A metodologia da pesquisa-ação-participativa orientou os trabalhados desenvolvidos com um grupo de adultos-alfabetizandos de uma escola municipal da cidade de Botucatu. Os dados nos mostram que, ao longo do processo, a produção de conhecimentos foi muito significativa em relação a diferentes aspectos. No tocante ao processo grupal, o relato dos participantes sobre as suas próprias histórias de vida desencadeou um processo de identificação entre eles, criando uma relação de confiança no Grupo, que se mostrou fundamental para o processo educativo. Já a articulação entre os processos educativo ambiental e de alfabetização de adultos apontou possibilidades para que os alfabetizandos participassem do processo de construção de conhecimentos. E, por fim, a identificação e a reflexão coletiva sobre a marginalização a que estavam submetidos na escola, levou os alfabetizandos a enfrentaram esta condição.
- Not available.
- 28-Sep-2007
- MICHELINI, Janaina. Educação ambiental com adultos em processo de alfabetização: construção coletiva de conhecimentos. 2007. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
- 128 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação ambiental
- Alfabetização de adultos
- Pesquisa - Ação
- Pesquisa-ação-participativa
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90863
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.