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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90868
Title: 
O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica
Author(s): 
Trevisan, Marlon Dantas
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Esta pesquisa tem como meta investigar o uso da metáfora/analogia no ensino de ciências. Para tal, alicerçamo-nos no referencial semiótico peirceano, uma vez que o mesmo constitui-se sólida herança para os estudos de filosofia da linguagem. O discurso científico sempre abrigou um paradoxo: ao mesmo tempo em que propõe um registro objetivo, denotativo, comumente lança mão de metáfora/analogias, como recurso para transmitir e auxiliar a construção de conceitos. Um procedimento secular, que apresenta as mais diversas implicações para a ciência e o ensino de ciências. A metáfora é um signo, por conseguinte um operador cognitivo. Este aspecto norteou nossa análise nos enunciados lingüísticos e nas representações pictóricas (feitas em menor quantia). Em que pese tudo o que desabona a utilização do expediente metafórico/analógico, as inferências obtidas nos revelaram em grande medida o inestimável valor deste para o ensino de ciências, especialmente a Biologia, objeto de nossa análise empírica. O objetivo maior, cremo-lo atingido, é contribuir verdadeiramente, de modo direto e simples, aos estudos sobre o tema.
  • The objective of this survey is to investigate the metaphor/analogy use in science education. For that, we based on peircean semiotics reference, because it is a string legacy to language philosophy studies. The scientific speech has always comprised a paradox: at the same time that it proposes an objective, denotative text, it usually employs metaphors/analogies, as a resource to transmit and help the construction of concepts. A secular procedure, which presents several consequences for science and science education. Metaphor is a sign, therefore it is a cognitive operator. This feature has conducted our survey through the linguistic enunciation and pictorial representations (smaller amount). Despite all the facts against the metaphoric/analogical use, our finds revealed the great importance of its use for science education, especially Biology, which is our empiric survey subject. The major objective, we believe it was reached, is to contribute actively, directly and in a simple way, to the surveys concerning this subject.
Issue Date: 
4-Apr-2008
Citation: 
TREVISAN, Marlon Dantas. O papel da metáfora/analogia no ensino de ciências: uma abordagem semiótica. 2008. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
Time Duration: 
150 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Semiotica
  • Pragmatismo
  • Tricotomias
  • Semiotics
  • Pragmatism
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90868
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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