You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90894
Title: 
Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida
Author(s): 
Fonseca, Gustavo da
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Secretaria da Educação de SP
Abstract: 
  • Esse trabalho teve como objetivo acompanhar o processo de significação de conceitos ecológicos envolvidos no projeto didático Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida. O projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2007 numa escola estadual de ensino médio, no mesmo município, com participação de todas as séries e períodos. Neste intervalo de tempo trabalhamos os conceitos de ecologia previstos para o ensino médio. A sequência didática apresentada envolveu a apresentação e representação de fenômenos naturais. O tema gerador do projeto foram os ecossistemas terrestres de Ilha Comprida. Por se tratar de uma ilha de restinga apresenta diversos ecossistemas costeiros de Mata Atlântica com características singulares. Próximos espacialmente, e limitados fisicamente na costa noroeste pelo Mar Pequeno (estuário) e na costa sudeste pelo Oceano Atlântico. O município apresenta cobertura vegetal bem conservada. Tudo isto torna Ilha Comprida um ótimo laboratório didático para o ensino aprendizagem de ecologia. Fundamentamos o desenvolvimento e a análise das ações didáticas e analíticas, pelo referencial teórico da filosofia de Charlers Sanders Peirce (1839-1914). Segundo a teoria semiótica peirceana o modo de apreensão de um fenônemo apresenta três faces, primeiridade, secundidade e terceiridade, de maneira que, o conhecimento se faz mediante signos no decorrer da experiência. Os níveis didáticos perceber/relacionar/conceituar idealizados a partir da tríade peirceana de interpretantes nortearam a investigação do processo de significação dos conceitos ecológicos pelos alunos. O universo amostral foi um grupo de 10 alunos de uma primeira série do ensino médio, selecionados aleatoriamente por sorteio do grupo total da série. Estes alunos participaram de todas as fases...
  • This work had as objective to follow the process of meaning of ecological concepts developed in the project Environment and the educacional process: The ecosystems and the culture of long Island. In the related project the terrestrial ecosystems of its city had been worked the concepts of ecology foreseen for average education having as generating subject, Ilha Comprida. That for if dealing with an island of restinga it presents diverse ecosystems of Atlantic Forest with singular characteristics, where diverse ecological factors act. Moreover the city is presented with its well conserved natural covering. These factors become the city an excellent laboratory for education ecology learning. During the development of the project the curricular contents of ecology had been worked in practical and theoretical lessons. We base the development and the analysis of the learning actions/professors, for the theoretical referencial of the philosophy of Charlers Sanders Peirce (1839-1914). According to peircean theory the way of apprehension of a phenomenon if of the one of triadic form: primeiridade, secundidade and terceiridade, thus, the knowledge if makes by means of signs in elapsing of the experience. The didactic levels to perceive/to relate/to appraise idealised from the peirceana triad of interpreters had guided the inquiry of the process of significação of the ecological concepts for the pupils. To follow the significação process we appeal to the analysis peirceana semiotics of the data collected in a group of 10 pupils of the first series of average education, chosen teams aleatoriamente for drawing, who had participated of all the phases of the project. We can stand out, between the analysed points... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
20-May-2008
Citation: 
FONSECA, Gustavo da. Construção de signos ecológicos no projeto Meio ambiente e o processo educacional: os ecossistemas e a cultura de Ilha Comprida. 2008. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008.
Time Duration: 
234 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Mata Atlântica
  • Semiótica peirceana
  • Ecologia
  • Ecology education
  • Atlantic forest
  • Peircean semiotics
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90894
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.