You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90908
Title: 
As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?)
Author(s): 
Bernardes, Marisa Rezende
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O foco desse estudo está nas relações que se tecem entre magistério e profissionalização, através da busca de como, na história de atuação do professor, articulam-se as relações saber/poder e como elas são exercidas. Como no caso do professor o saber/poder é, especialmente, talvez mais do que em outras profissões, seu mo de, como profissioal, interferi no mundo, diversas metáforas tem sido introduzidas e legitimadas no ambiente escolar, apoiadas nessas relações. Para procurar entender as regras e os mecanismos utilizados na relações de poder para produzir esses discursos de verdade, foram realizadas entrevistas com professores de matemática cujas experiências são reconhecidas como diferenciadas e/ou são professores comprometidos publicamente com embates relativos à carreira docente em suas várias dimensões. Optou-se por registrar enunciações em perspectiva de sujeitos cujo olhar, sobre o tema focado, é estratégico, para o que utilizamos os recursos da história oral
  • This study focuses on the relationship between the teaching career and the professional practice by trying to elicit from history how knowledge and power articulate in the teaching field. Metaphors are used to explain how teaching and the relationship knowledge/power interfere with the world. Several mathematics teachers were picked out due to the commitment to their profession at several levels and interviews were conducted in order to make the rules and mechanisms involved in power relationships clear. Enunciations were made made from the strategic standpoint of teachers, with the tools provived by oral history
Issue Date: 
25-Jul-2003
Citation: 
BERNARDES, Marisa Rezende. As várias vozes e seus regimes de verdade: um estudo sobre profissionalização (docente?). 2003. 268 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
Time Duration: 
268 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores de matematica
  • Formação e profissionalização docente
  • Teaching career
  • Professional practice
  • Conception
  • Mathematics teachers
  • Oral history
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90908
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.