Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90912
- Title:
- Um estudo sobre o fenômeno interesse com alunos e professores da disciplina ciências
- Yllana, Maurien Rose Silva
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Vários foram os caminhos percorridos durante a pesquisa, bem como vários problemas foram alvos de atenção na medida em que apareciam para mim, dificultando situar o fenômeno e os seus horizontes de inquérito. Situar o problema em si, visando à motivação inicial, não foi, então, uma tarefa fácil. Inicialmente, à pesquisa tinha o objetivo de saber se o interesse dos alunos do Ensino Fundamental teria diminuído nas aulas de ciências, em seguida, passou a investigar sobre a manifestão do fenômeno interesse, visando ainda à diferenciação de motivação. Após o mergulho nas entrevistas realizadas com 6 professores de ciências do ensino fundamental II (4 professores pertencentes à rede particular de ensino e 2 à rede estadual de ensino) e, com 169 alunos (85 pertencentes à escola particular e 84 à escola estadual), os horizontes de estudo se fizeram presente junto com a justificativa. Houve a necessidade em saber como os professores e os alunos experenciavam um determinado fenômeno, no caso, o interesse nas aulas de ciência. Sendo então, o objetivo do meu trabalho foi tentar compreender as concepções que professores e alunos possuem sobre um determinado fenômeno. Deve-se ressaltar que tal situalidade foi fruto da somatória das entrevistas e da metodologia utilizada - fenomenologia -, já que o pensamento, a experiência e vivência em si fazem parte do indivíduo, não sendo uma entidade isolada
- Not available
- 17-Dec-2003
- YLLANA, Maurien Rose Silva. Um estudo sobre o fenômeno interesse com alunos e professores da disciplina ciências. 2003. 289 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.
- 289 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Ciencia
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90912
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.