You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90919
Title: 
Programa pró-letramento matemática: uma abordagem de grandezas e medidas com inserção dos temas transversais
Author(s): 
Paula, Mabi Katien Batista de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • A presente pesquisa tem como objetivo verificar se o curso de formação Pró-Letramento Matemática contribuiu para a formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental em Matemática, no que diz respeito ao trabalho com Grandezas e Medidas, com a inserção dos Temas Transversais/Político-Sociais. Participaram da pesquisa os professores tutures do programa Pró-Letramento Matemática São Paulo Retorno que iniciaram o curso de formação em fevereiro de 2008 e os professores cursistas do Pró-Letramento da cidade de Bauru, que realizaram o curso de formação no mesmo ano. A coleta dos dados para esta pesquisa se realizou através da aplicação de questionários ao início e término do curso de formação de tutores para o Pró-Letramento Matemática São Paulo Retorno bem como aplicação de questionários para os professores cursistas ao antes do estudo do fascículo de Grandezas e Medidas do material e realização de entrevistas ao final. Os resultados evidenciam uma melhora nos conceitos referentes a abordagem de Grandezas e Medidas com os alunos
  • This research aims to verify whether the training course Pró-Letramento Matemática contributed to the continuing education of teachers in early grades of basic education in mathematics, with regard to working with Quantities and Measures, with the insertion of the Transversal Themes / Social - Political in this research participated tutors teachers of the Pró-Letramento Matemática São Paulo Retorno who began training in february 2008 and participant teachers of the Pró-Letramento in Bauru, who conducted the training course in the same year. Data collection for this research was conducted through questionnaires at the beginning and end of the course of continuing education of tutors for the Pró-Letramento Matemática São Paulo Retorno and questionnaires for the participant teachers prior to the study of the issue of Quantities and Measures of material and achievement of interviews in the final. The results show an improvement in the concepts about Quantities and Measures with the students
Issue Date: 
1-Jun-2010
Citation: 
PAULA, Mabi Katien Batista de. Programa pró-letramento matemática: uma abordagem de grandezas e medidas com inserção dos temas transversais. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
Time Duration: 
169 f. : il., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Matemática (Ensino fundamental)
  • Professores - Formação continuada
  • Temas transversais
  • Continuing education of teachers
  • Series eraly years
  • Math
  • Quantities and measurements
  • Transversal themes
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90919
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.