You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90945
Title: 
Análise das concepções de professores de biologia em formação inicial acerca da relação entre ciência e valores
Author(s): 
Silva, Paloma Rodrigues da
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O desenvolvimento da área de Ciência e Tecnologia, ao mesmo tempo em que possibilitou novas perspectivas em campos como do meio ambiente, agricultura e da saúde, também aflorou uma série de dilemas éticos acerca dos impactos desses avanços na sociedade e no ambiente. Isso significa que a necessidade das escolas oportunizarem discussões sobre estes temas se torna cada vez maior, uma vez que decisões pessoais relacionadas aos resultados destas tecnologias são cruciais nas respostas da sociedade. Entendemos que concepções distorcidas da Ciência podem culminar em tomadas de decisões desponderadas e inconsequentes, que muitas vezes ignoram os princípios básicos da Bioética. Isso significa que as instituições universitárias voltadas para a formação de professores devem assumir os desafios postos por essa nova abordagem Bioética, pois o professor é um agente humano que na sala de aula precisará tomar decisões que podem modificar o modo de pensar de seus alunos. Com base nestes pressupostos, objetivamos neste estudo compreender o modo como três grupos de estudantes - Bacharéis e Licenciandos em Ciências Biológicas e Licenciandos em Letras - entendem a influência de valores na atividade científica. Para obtenção dos dados construímos uma escala doo tipo Likert, que foi validada semanticamente e estatisticamente ('alfa' = 0,796). Os resultados mostraram que alguns pressupostos, como o salvacionismo, o reducionismo e a neutralidade estão fortemente presentes nos três grupos. Foi possível identificarmos também que quando os estudantes foram questionados diretamente sobre a influência de valores não cognitivos na Ciência tenderam a apresentar uma imagem da Ciência não distorcida. Isso nos direciona a pensarmos que, embora os respondentes aparentemente entendam que a Ciência não...
  • One of the objectives of science education based on relationships between science, technology, society and environment (CTSA) is to citizens capable of evaluating and making decisions about the impact of scientific advances on society and the environment. In a two-way perspective, understanding the relationship between CTSA provides a vision of science as a human construction and therefore fallible, changeable and not neural. In this study we present some results from a comparative study on the influence of ethical conceptions of the nature of science of three groups: Future Biology Teachers, Biological Future and Future Portuguese Teachers. For data collection we constructed an scale of Likert-type, which was validated mathematically and semantically. In analyzing student responses to questions we realize that when they are asked directly about the influence of non-cognitive values in science tend to have an undistorted image of science, that is, their answers lead us to infer that they understand that the activity science in influenced by values. However, when questioned by implication, repondents in general tend to have a mistaken view of science. This directs us to think that while respondents seemingly understand tha science is not value-free, they not internalized the idea in their conceptions of science is not neural. We believe that the existence of a space that would enable students to develop analytical thinking ... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
3-Feb-2012
Citation: 
SILVA, Paloma Rodrigues da. Análise das concepções de professores de biologia em formação inicial acerca da relação entre ciência e valores. 2012. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
Time Duration: 
138 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Biologia - Formação de professores
  • Biologia - Ensino
  • Biology - Study and teaching
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90945
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.