Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90960
- Title:
- Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais
- Pizarro, Mariana Vaitiekunas
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Secretaria da Educação de SP
- A linguagem dos quadrinhos está cada vez mais presente no meio escolar e o uso deste recurso como auxiliar na prática pedagógica é uma realidade para educadores de diversas áreas. Por ser uma linguagem próxima à realidade dos alunos e ser repleta de significados para eles, a presença dos quadrinhos em sala de aula permite que os formalismos do livro didático sejam superados por novas formas de olhar Ciências. O presente estudo tem como objetivo caracterizar práticas e estratégias de ensino e avaliação relevantes na aprendizagem de conteúdos curriculares procedimentais preconizados para a Educação Científica nas séries iniciais, mediante a utilização de histórias em quadrinhos publicadas comercialmente e que possuem em seus enredos temáticas pertinentes aos conteúdos de Ciências Naturais propostos para a quarta série do ensino fundamental. A pesquisa e análise de dados foi realizada a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa. Os resultados obtidos demonstram a importância da intervenção docente através do planejamento de estratégias de ensino e avaliação que permitam o uso do material de forma adequada bem como o desenvolvimento de procedimentos relevantes para o aluno a partir do estudo com quadrinhos no Ensino de Ciências.
- The language of comics is each more present in the half pertaining to school and the use of this resource as to assist in the pedagogical practices it is a reality for educators of diverse areas. For being a language next to the reality to the students and being full of meanings for them, the presence of the comics in classroom allows that the formalisms of the didactic book are surpassed by new forms of looking at Science. The present study it has as objective to characterize practical and strategies of excellent education and evaluation in the learning of procedural curricular contents praised for the Scientific Education in the initial series, by means of the use of comic books published commercially and that they possess in its pertinent thematic plot to the considered contents of natural science for the fourth series of basic education. The research and analyzes of data was carried through the light of the Qualitative Research. The gotten results demonstrate to the importance of the teaching intervention through the planning of strategies and evaluations that allow the use of the material of form adjusted as well as the development of excellent procedures for the student from the study with comics in the Science Education.
- 13-Feb-2009
- PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em quadrinhos e o ensino de ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 2009. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.
- 188 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Histórias em quadrinhos
- Conteúdos curriculares procedimentais
- Ensino de ciências
- Science education
- Comic books
- Procedural curricular contents
- Initial series of basic education
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90960
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.