You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91011
Title: 
A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica
Author(s): 
Bolzan, Wagner José
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • É do conhecimento de todos nós que o mundo do trabalho tem passado por contínuas e profundas mudanças que refletem as mudanças na sociedade todos os dias. O sistema escolar acaba assumindo um papel fundamental na formação do educando e, em particular, quando se trata da escola profissionalizante. Assumimos, como metodologia de pesquisa, a metodologia de Thomas A. Romberg. Nossa pesquisa em Educação Matemática quer contribuir com a formação do profissional da Mecânica Industrial. Mais especificamente, esta pesquisa mostra um trabalho feito com alunos que, ao terminar a etapa do Ensino Fundamental, decidiram cursar, no SENAI, o Curso de Mecânica de Usinagem. Tendo em vista a importância da formação matemática para essa área do conhecimento queremos, como professor de matemática, que já atuou na área de Mecânica Industrial, poder colaborar com o educando na construção do conhecimento. Constatado o fato de que esses alunos, em geral, não se apresentam bem preparados para saber fazer a ligação entre a matemática aprendida academicamente com a matemática de oficina e constatada a importância da matemática para esse profissional, oferecemos uma proposta de trabalho apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. Acreditamos que ao adotar essa metodologia estaremos contribuindo significativamente para a formação do educando. O principal objetivo desta pesquisa está em fazer com que o aluno possa ligar a matemática aprendida academicamente com a matemática da prática de oficina.
  • It is a well known fact that the working world has been undergoing continual and profound changes that reflect the daily changes occurring in today's society. In this context, the educational system plays a fundamental role in the student's education, particularly insofar as trade school is concerned. The research methodology adopted here is that of Thomas A. Romberg. This research work in Mathematics Education proposes to contribute to the education of professionals in Industrial Mechanics. More specifically, this research shows work carried out with students who, upon concluding their Basic Education, decided to attend SENAI's course in Machining Mechanics. In view of the importance of mathematics in this specific field of knowledge and as a teacher of mathematics who has already worked in the field of Industrial Mechanics, I wish to collaborate with the student in the construction of this knowledge. In view of the fact that these students are generally little prepared to make the link between mathematics learned academically and the mathematics of the workshop and due to the importance of mathematics for this professional, this paper describes a work proposal based on the Methodology of Teaching-Learning Mathematics through Problem Solving. I believe that the adoption of this methodology will contribute significantly to the student's education. The main objective of this research is to enable the student to make a link between the mathematics s/he learns academically and the mathematics applied in workshop practices.
Issue Date: 
5-Sep-2003
Citation: 
BOLZAN, Wagner José. A matemática nos cursos profissionalizantes de mecânica. 2003. viii, 222 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
Time Duration: 
viii, 222 f. : il., gráfs., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Matemática - Estudo e ensino
  • Matematica na oficina
  • Educação matemática
  • Resolução de problemas
  • Matemática funcional
  • Mathematics Education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91011
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.