Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91051
- Title:
- Atividades investigativas em grupos online: possibilidades para a educação matemática a distância
- Heitmann, Felipe Pereira
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- A questão “Como um ambiente de aprendizagem a distância composto por bate-papo, escrita colaborativa, geometria dinâmica, compartilhamento de tela e pesquisa na web pode propiciar a realização de atividades investigativas em grupos a distância?”, norteia essa pesquisa qualitativa, realizada acompanhando uma disciplina ligada ao ensino de geometria em um curso de Licenciatura em Matemática ofertado na modalidade Educação a Distância por uma universidade federal, no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os dados produzidos advêm do registro das interações no ambiente virtual entre professores, alunos e tutores durante um semestre e uma intervenção na décima semana da disciplina, com a proposição de uma atividade investigativa em grupos online. Para essa atividade um ambiente de aprendizagem foi composto utilizando um roteiro de investigação, um editor de textos colaborativo, sala de bate papo, software de geometria dinâmica e de compartilhamento de tela. A análise se apoiou nos conceitos de investigação matemática e cenários para investigação, além do construto teórico seres-humanos-com-mídia, que considera que o conhecimento é produzido por coletivos pensantes formados por humanos e as mídias utilizadas. Cinco episódios foram selecionados entre o conjunto de dados e analisados buscando evidências do estabelecimento de coletivos pensantes de seres-humanos-com-mídias produzindo conhecimento matemático nas atividades investigativas. Três temáticas emergiram da análise: A comunicação por meio de diversas interfaces; A participação coletiva no processo de investigação; O papel da Internet no coletivo pensante. Após a discussão dessas temáticas concluo que é possível realizar atividades investigativas em grupos online nesse cenário de EaD e que a produção coletiva de conhecimento...
- The question How does a distance learning environment composed by chat, collaborative writing, dynamic geometry, screen sharing and web search can provide investigative activities in groups at a distance?, supports this qualitative research conducted tracking a discipline related to the teaching of geometry in a Mathematics course offered in Distance Education mode by a federal university, under the Open University of Brazil system (UAB). The data produced come from the record of the interactions in the virtual environment between teachers, students and tutors during one semester and an intervention in the tenth week of the course, with the proposition of a investigation activity in online groups. For this activity a learning environment was composed using a research roadmap, a collaborative text editor chat room, dynamic geometry software and screen sharing. The analysis relied on the concepts of mathematical research and scenarios for investigation, besides the theoretical construct humans-with-media, which believes that knowledge is produced by collective formed by human thinking and the media used. Five episodes were selected from the data set and analyzed searching for evidence of the establishment of collective thinking of human-with-media producing mathematical knowledge in investigative activities. Three themes emerged from the analysis: Communication through various interfaces, collective participation in the research process and the role of the Internet in the collective thinking. After discussing these issues I conclude that it is possible to perform investigative activities in groups online that scenario and the collective production of knowledge via the Internet can happen in an... (Complete abstract click electronic access below)
- 19-Aug-2013
- HEITMANN, Felipe Pereira. Atividades investigativas em grupos online: possibilidades para a educação matemática a distância. 2013. 174 p. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, 2013.
- 174 p. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Distance education
- Ensino a distância
- Matemática - Estudo e ensino
- Tecnologias de informação e comunicação
- Professores - Formação
- Internet na educação
- Aprendizagem
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91051
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.