You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91093
Title: 
A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental
Author(s): 
Mercatelli Neto, Helinton
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Este trabalho faz um levantamento da Coleção História da Matemática para Professores editada pela Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat), buscando identificar características das propostas pedagógicas voltadas ao professor das séries finais do Ensino Fundamental. Essa busca foi motivada pela constatação de que o professor de Matemática anseia por integrar a História da Matemática em sua prática docente, mas esbarra na pouca disponibilidade de textos acessíveis e adequados a sua prática docente. O objetivo principal foi desenhar um panorama do material que existe disponível para esse nível de ensino e, mais especificamente, elencar quais livros-texto possuem certos elementos que ajudariam o professor a usar a História da Matemática em sua aula, tais como encaminhamentos de como proceder na aplicação de determinada proposta, atividades e exercícios sugeridos em quantidade suficiente, entre outras. A análise revelou que não existem muitos livros da coleção que se enquadram nestas características, sendo um indicativo do que ainda pode ser feito em um futuro próximo por pesquisadores ou professores da área.
  • This work does a literature review in the “Coleção História da Matemática para Professores” (Collection History of Mathematics for Teachers) edited by the Sociedade Brasileira de História da Matemática (Brazilian Society of History of Mathematics – SBHMat), trying to identify which textbooks are able to help the teacher - specifically, that one who teaches in the final years of Elementary School in Brazil - to integrate History of Mathematics in his classroom. This search was motivated by the assumption that Mathematics teachers would like to integrate history in his/her classroom, but has problems with the small availability of accessible and suitable text-books. The main objective was to outline a panorama of the available textbooks, that focus on the last years of Elementary School and, more specifically, point out which textbooks have elements that could help the teacher to use History of Mathematics in his practice, such as suggesting activities and exercises to accomplish tasks. The analysis revealed that does not exists many textbooks with those characteristics in the collection, which one can see as an indicative of possible researches to be carried out by researchers or Mathematics teachers within this area in a near future.
Issue Date: 
13-Apr-2009
Citation: 
MERCATELLI NETO, Helinton. A coleção História da Matemática para professores: um estudo sobre possibilidades de uso por professores das séries finais do ensino fundamental. 2009. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2009.
Time Duration: 
95 f. : il., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Matemática - Estudo e ensino
  • Ensino fundamental
  • Professores de matematica
  • Sala de aula
  • Collection History of Mathematics for Teachers
  • Elementary school
  • Textbooks
  • Classroom
  • Mathematics teachers
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91093
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.