You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91179
Title: 
As relações na escola da infância sob o olhar do enfoque histórico-cultural
Author(s): 
Ribeiro, Aline Escobar Magalhães
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O presente trabalho pesquisou as relações constituintes do processo de apropriação-objetivação do mundo da cultura humana pela criança na Escola da Infância sob o olhar do Enfoque Histórico-Cultural. No processo de pesquisa, parti do problema: as relações que se estabelecem na escola da infância são promotoras do desenvolvimento das máximas possibilidades de desenvolvimento humano nas crianças? Para compreender o objeto de estudo e responder à problemática, o objetivo da pesquisa foi observar com que elementos da cultura as crianças se relacionam; como se relacionam com a cultura e que papel as professoras têm no estabelecimento dessas relações entre as crianças e a cultura. Ao entender a professora como responsável pela organização dos espaços, dos materiais e do tempo das crianças na escola, a pesquisa contemplou as concepções das professoras, concepções estas norteadoras de suas intenções, falas, atitudes e de suas práticas pedagógicas. As percepções infantis acerca das situações pedagógicas vivenciadas na Escola da Infância também serviram de indicadores na análise dos dados. De acordo com o Enfoque Histórico-Cultural, as relações estabelecidas entre a criança e a cultura representam força motivadora em sua formação e desenvolvimento psíquicos. Mais importante do que as próprias relações, o enfoque chama a atenção para o sentido atribuído pela criança ao que vive, pois este representa aspecto determinante em seu processo de formação humana. Assim, esta dissertação se configura em consonância com um olhar teórico que entende a criança como capaz de aprender desde muito pequena, contribuindo para a construção de um olhar voltado à criança pequena e favorecendo a reflexão acerca da Educação Infantil como elemento propulsor da formação humana plena nas crianças. Inicialmente aprofundei os estudos das questões teóricas...
  • Not available.
Issue Date: 
25-Mar-2009
Citation: 
RIBEIRO, Aline Escobar Magalhães. As relações na escola da infância sob o olhar do enfoque histórico-cultural. 2009. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
Time Duration: 
180 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação de crianças
  • Relações culturais
  • Percepções infantis
  • Enfoque histórico-cultural
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91179
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.