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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91216
- Title:
- Desempenho ortográfico de escolares do ensino fundamental: elaboração e aplicação de um instrumento de intervenção
- Sampaio, Maria Nobre
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- A aquisição da linguagem escrita permite aos escolares sua integração nas práticas sociais. No contexto educacional, a preocupação com o ensino e aprendizagem formal da escrita ganha destaque e preocupação por partes dos educadores e outros profissionais da área devido a sua complexidade no ensino e alto índice de escolares com dificuldades relacionadas à ortografia. Esta pesquisa apresentou-se na forma de três estudos. O Estudo 1 teve como objetivos levantar o perfil ortográfico dos escolares do 1º ao 5º ano do ensino público, visando caracterizar, comparar e classificar o desempenho ortográfico segundo a semiologia dos erros, bem como identificar o nível ortográfico desta população. Foram avaliados 150 escolares do 1º ao 5º ano escolar, de ambos os gêneros, na faixa etária de seis a 12 anos de idade. Como procedimento de avaliação foi aplicado o protocolo de avaliação ortográfica - Pro-Ortografia, na versão coletiva e individual. Como resultado foi possível verificar que os escolares avaliados apresentaram média de acertos que se tornaram superior com o aumento da seriação escolar no Pró-Ortografia e, com relação á classificação semiológica, os achados indicaram maior freqüência de erros de ortografia natural em relação aos erros de ortografia arbitrária. O Estudo 2 teve como objetivo a elaboração de um programa de intervenção com as dificuldades ortográficas segundo a semiologia dos erros. O Estudo 3 teve como objetivo verificar a eficácia do programa de intervenção em escolares com desempenho ortográfico inferior. Participaram deste estudo 40 escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental público da cidade de Marília-SP, de ambos os gêneros, na faixa etária de oito a 12 anos de idade...
- The acquisition of written language enables the students their integration into social practices. In the educational context, the concern with the learning and formal teaching of writing is emphasized and concern from the educators and other professionals because of its complexity in the education and indice high of students with difficulties related to spelling. This research was presented in the form of three studies. Study 1 aimed to raise the spelling profile of the students from 1st to 5th grades of public education, in order to characterize, to compare and to classify the spelling performance second the semiology of the errors as well as to identify the spelling standard of this population. 150 students from 1st to 5th grade school, of both genders, with aged of six to 12 years old were evaluated. As the evaluation procedure was applied the spelling evaluation protocol – Pro-Orthography, in collective and individual version. As result it was possible to verify that the students evaluated had an average of right answer that have become higher with increasing grade level school in the Pro-Orthography and with respect to semiologycal classification, the findings indicated a higher frequency of natural spelling errors in relation the arbitrary spelling errors. Study 2 aimed to elaborate of an intervention program with the spelling difficulties second the semiology of the errors. Study 3 aimed to verify the effectiveness of the intervention program in students with lower spelling performance. The study included 40 students of the 3rd to 5th grade of public elementary education of the city of Marília-SP, of both genders, in aged of eight to 12 years old, being distributed in the following groups: GI (20 students... (Complete abstract click electronic access below)
- 28-Feb-2012
- SAMPAIO, Maria Nobre. Desempenho ortográfico de escolares do ensino fundamental: elaboração e aplicação de um instrumento de intervenção. 2012. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
- 201 f. il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Ensino fundamental
- Caligrafia (Ensino)
- Aprendizagem
- Ortografia e silabação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91216
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