You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91732
Title: 
As múltiplas vozes na constituição do texto: a busca de sentidos nos enunciados
Author(s): 
Melo, Sílvia Mara de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Levando em consideração a importância do ensino de língua materna, na escola, mais especificamente o trabalho de produção textual, tomamos como objeto de análise textos de alunos do Ensino Médio de uma escola privada, do norte do Paraná, os quais foram, por sua vez, publicados no livro A palavra é a semente, dos volumes 4, 5, 6, e 7, respectivamente dos anos 1999, 2000, 2001 e 2003. Empregamos conceitos como dialogismo, aparelhos ideológicos de Estado, além de outros da Análise do Discurso (AD), a fim de fundamentar a nossa pesquisa. Algumas particularidades da AD, tais como o discurso, o sujeito e a ideologia tornaram-se relevantes para a percepção do funcionamento discursivo. Tomamos os enunciados numa relação dialógica, procurando compreender sua constituição. À medida que os examinamos, ouvimos os ecos de vários lugares: vozes da mídia, da instituição de ensino católico, dos professores de diversas áreas. Além de desconstruir os enunciados, buscando-lhes os sentidos e suas filiações, procuramos também compreender a criatividade na produção textual dos alunos, no âmbito escolar. Encontramos nos dizeres de Foucault, de Pêcheux, de Bakhtin, de Orlandi, justificativas para a repetição do já-dito nos enunciados produzidos na escola. Entendemos as condições de produção também como um aspecto importante, pois, em algumas narrativas, ecoam vozes que fazem lembrar o discurso religioso. Acreditamos que isso ocorra porque o sujeito-aluno, ao freqüentar uma instituição de ensino que tem como propósito uma formação pautada em valores cristãos, esteja envolvido por uma ideologia de ordem religiosa.
  • Considering the importance of teaching the mother tongue in schools, mainly text production, we took as analysis object the texts produced by students of a Secondary School from a private school in the north of Paraná. These texts were, later on, published in the book A palavra é a semente (The word is the seed), volumes 4, 5, 6, and 7 in 1999, 2000, 2001 and 2003, respectively. Concepts such as dialogism, the State's ideological apparels, and others taken from Discourse Analysis (DA), were employed in order to ground our research. Some specifities from DA, such as the discourse, the subject and the ideology became relevant for the perception of how the discourse works. We studied the statements in a dialogic form, trying to understand their constitution. As we examined them, we were able to hear echoes from several places: voices from the media, from the Catholic teaching institution, and from teachers of several areas. Besides disassembling these statements, looking for their meanings and their subordination, we also tried to understand the role creativity played in the students' text production within the school. We found, as put by Foucault, Pêcheux, Bakhtin, Orlandi, justification for the repetition in their texts of what they had already heard in the teaching institution. We also consider the production conditions as an important aspect because, in some narratives, we found voices that remind us of the Church discourse. We believe that the cause for this is that the subject-student, by attending a teaching institution that has as purpose a formation centered in Christian values, is overwhelmed by the religious order ideology.
Issue Date: 
15-Mar-2004
Citation: 
MELO, Sílvia Mara de. As múltiplas vozes na constituição do texto: a busca de sentidos nos enunciados. 2004. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2004.
Time Duration: 
125 f. il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Redação
  • Análise do discurso
  • Ideologia
  • Criatividade
  • Text production
  • Dialogism
  • Discourse
  • Ideology
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91732
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.