You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92241
Title: 
Avaliação externa: estratégias de controle ou inclusão?
Author(s): 
Di Nallo, Rita de Cássia Zirondi
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Esta investigação está inserida na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” com intenção de conhecer as questões relativas à elaboração das políticas de avaliação educacional. A intervenção de organismos internacionais na elaboração das reformas educacionais brasileiras, trazendo consigo seus pressupostos e conceitos educacionais. Grande parte dessas indicações e proposições está presente no documento intitulado “Educação para o Futuro” (UNESCO). Portanto, será pertinente refletir sobre as intencionalidades das avaliações externas como Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Sistema de Avaliação da Educação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP), como instrumentos que preconizam a melhoria da qualidade da educação ou apenas a regulação do Estado e a mercadorização da educação. Assim, pressupõe identificar as estratégias e intencionalidades da avaliação externa da educação brasileira, a necessidade do Estado em criar índices de desempenho, sob a lógica do Estado-avaliador com modelos de responsabilização dos resultados educacionais, sendo esses desenvolvidos pela política de educação do Estado de São Paulo. Esta pesquisa baseou-se numa investigação, do tipo estudo de caso, através da análise documental, com informações sobre as características significativas que estabelecem uma conexão sólida entre a avaliação da política educacional, as tendências mundiais, a política educacional brasileira e a do Estado de São Paulo...
  • This investigation is inserted in the research line of the Public Policies, School organization and teachers formation, with intentions to know the relative questions to politics‟ elaboration of educational evaluation. The intervention of internationals organisms in the elaboration of Brazilian educational reforms, bringing with it its assumptions and educational concepts. Most of these instructions propositions are in the document titled “Education for the Future” (UNESCO, 2001). So, it will be pertinent to reflect about the external evaluations (PISA, SAEB, ENEM, SARESP e IDESP), as instruments that recommend the improvement of education‟s quality or just the State‟s regulation and education‟s commodification. In this manner, we intend to identify the strategies and intentions of the Brazilian education‟s external evaluation, the state‟s necessity to create performance indexes, under the State-appraiser logic with accountability models of the educational results, these models been developed by the education policy of the State of São Paulo ... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
14-Dec-2010
Citation: 
DI NALLO, Rita de Cássia Zirondi. Avaliação externa: estratégias de controle ou inclusão?. 2010. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.
Time Duration: 
109 f. : il., gráfs., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • School assessment policy
  • International organisms
  • State-appraiser
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92241
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.