Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92291
- Title:
- (Res)significando a Educação Estatística no Ensino Fundamental: análise de uma sequência didática apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação
- Estevam, Everton José Goldoni
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Este trabalho, desenvolvido no contexto da linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, teve por objetivo avaliar as contribuições de uma investigação exploratória de dados e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos no Ensino Fundamental, particularmente no que concerne à atribuição de significado a informações apresentadas por meio de gráficos e tabelas. Assim, situa-se no bojo da Educação Estatística, área que tem sido objeto de estudo de inúmeras pesquisas nos últimos anos, na medida em que, diante do grande volume de informações presentes na sociedade contemporânea, emerge no contexto educacional (mas não apenas nele) a necessidade de se estruturar e discutir alternativas que viabilizem o tratamento adequado desses dados. A sequência didática baseada na investigação exploratória de dados visou a envolver os alunos num processo real de investigação estatística, abrangendo as três dimensões das intenções educativas: conceitual, por envolver conceitos estatísticos e matemáticos; procedimental, por pautar-se nos procedimentos relacionadas com a investigação; e atitudinal, por vislumbrar o desenvolvimento da capacidade crítica diante de dados e informações estatísticas presentes no dia-a-dia. Foram utilizados os softwares Microsoft Excel, para a organização dos dados e SuperLogo 3.0 para a construção dos gráficos. A pesquisa foi desenvolvida à luz da Engenharia Didática e dos pressupostos teóricos da Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval...
- The present study is inserted in Practices and Formative Process in Education search area and it is part of Post-Graduation Program in Education of Universidade Estadual Paulista – UNESP. The aim of this study was to evaluate the contributions an exploratory data investigation and an investigation of Information and Communication Technology (ICT) would have to teaching-learning process of statistics concepts in Secondary School, especially concerning the meaning given to graphics and tables. Thus, this research is connected to Statistics Education that has been a wild explored area in which the great amount of data present in society and educational contexts can be organized. The didactic sequence based on data investigation aimed to involve students in a real process of statistics investigation including the three educative intuitions: conceptual, once statistic and mathematical concepts were involved; practical, because there were practice related to investigation; attitude, once it required a critical view of every day statistics situations. To do so, the following software was applied: Microsoft Excel for data organization and SuperLogo 3.0 for graphics construction. This study was developed according to Didactic Engineering and theoretical statements of Didactic Situations Theory by Brousseau, Semiotic Representation Register Theory by Duval... (Complete abstract click electronic access below)
- 9-Jun-2010
- ESTEVAM, Everton José Goldoni. (Res)significando a Educação Estatística no Ensino Fundamental: análise de uma sequência didática apoiada nas Tecnologias de Informação e Comunicação. 2010. 211 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
- 211 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Educação - Estatistica
- Didática
- Statistics Education
- Secondary School
- SuperLogo 3.0
- Didactic Sequence
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92291
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.