You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92311
Title: 
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
Author(s): 
Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Partindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação “teste”, com o intuito de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de...
  • Building on experience and previous studies regarding the people educational process with autism, it was thought on how computer could help the autism people learn with it, and with the use of a Learning Object - OA produced specifically for this audience with purpose of alphabetizing them by the knowledge of the world. Therefore, this research examines the construction and implementation of an OA specifically for people with autism can help the process of teaching and learning. For this we have conducted an extensive study about people with autism, taking into account the peculiarities surrounding the syndrome to build this feature in educational work with these people. We adopted a qualitative approach in order to obtain information about different segments of autism, the teaching and learning process of using computer with these people for the construction of OA could be backed up consistent information with the... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
27-Aug-2010
Citation: 
OLIVEIRA, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de. Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo. 2010. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
Time Duration: 
151 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Autismo
  • Objeto de aprendizagem
  • Autism
  • Computer
  • Learning Objects
  • Learning
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92311
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.