You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92324
Title: 
A contribuição da Sequência Didática no desenvolvimento da leitura e da escrita no Ensino Médio: análise dos materiais didáticos “Sequência Didática Artigo de Opinião e “Pontos de Vista”
Author(s): 
Barbosa, Gislene Aparecida da Silva
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
  • Secretaria Estadual de Educação
Abstract: 
  • Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, na linha de pesquisa Infância e Educação, tem por objetivo geral investigar a qualidade de dois materiais didáticos, para ensino da leitura e da escrita do gênero textual artigo de opinião, na escola de Ensino Médio. O primeiro material é “Sequência Didática Artigo de Opinião”, o qual foi produzido para o curso Ensino Médio em Rede – oferecido aos professores pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, entre os anos de 2004 e 2006. O segundo é “Pontos de Vista”, que acompanha a coleção de materiais da Olimpíada de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro, a qual teve início em 2008 e está em vigor. O objetivo específico da pesquisa é investigar como estão construídas nos materiais as etapas da sequência didática, a materialização do gênero textual artigo de opinião e a abordagem de leitura e escrita. O procedimento metodológico de análise é a pesquisa documental, que utiliza as duas publicações como fonte primária e decompõe as partes dos materiais para compreender a organização e os conceitos adotados. O referencial teórico básico sustenta-se nos pressupostos bakhtinianos de gêneros discursivos e nas pesquisas desenvolvidas na Universidade de Genebra acerca do procedimento sequência didática...
  • This research, linked to the Graduate Program in Education, Faculty of Science and Technology of Presidente Prudente, in the search line Childhood and Education, aims to investigate the overall the quality of two textbooks for teaching reading and writing genre oped in school High School. The first material is Instructional Sequence Opinion, which was produced for the program Ensino Médio em Rede - offered to teachers by the State Board of Education of São Paulo between 2004 and 2006. The second is Points of View, which follows the collection of materials Olympics Portuguese: Writing the Future, which began in 2008 and is in effect today. The specific objective of this research is to investigate how materials are constructed in the steps of the instructional sequence, the concept of genre and op-ed approach to reading and writing. The methodological procedure of analysis is the documentary research, which uses the two publications as a primary source and breaks down parts of the material to understand the organization and the concepts adopted. The theoretical base is underpinned by the assumptions of Bakhtinian speech genres and the research developed at the University of Geneva on the procedure instructional sequence... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
13-Jul-2011
Citation: 
BARBOSA, Gislene Aparecida da Silva. A contribuição da Sequência Didática no desenvolvimento da leitura e da escrita no Ensino Médio: análise dos materiais didáticos “Sequência Didática Artigo de Opinião e “Pontos de Vista”. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2011.
Time Duration: 
123 f. : il. + 1 CD-ROM
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Leitura
  • Escrita
  • Sequência Didática
  • Artigo de Opinião
  • Instructional Sequence
  • Opinion
  • Reading
  • Writing
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92324
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.