Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92331
- Title:
- O papel do mediador técnico-pedagógico na formação continuada a distância de professores em serviço
- Garcia, Daniela Jordão
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- O objetivo geral da pesquisa é investigar princípios que norteiam o papel do Mediador Técnico Pedagógico (MTP) em cursos de formação continuada a distância de professores em serviço, numa abordagem contextualizada e reflexivo-afetiva. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, por ter como objetivo aprofundar o nível de compreensão de uma situação do contexto real e examinar o fenômeno de interesse em seu ambiente virtual. Nestes cursos de formação continuada a distância de professores, em sua maioria, encontra-se a participação do Mediador Técnico-Pedagógico (MTP), cujo papel é auxiliar pedagógica e tecnicamente o formador. No presente trabalho avaliou-se a participação do MTP do curso de aperfeiçoamento a distância Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, que interagiu semanalmente por meio do ambiente de aprendizagem a distância (e-Proinfo), procurando atuar como uma ponte segura entre o aluno e o formador de acordo com princípios teóricos que privilegiem a formação docente. Para a análise dos dados, os conteúdos foram recortados em elementos, denominados indicadores e, para elucidar a importância de cada indicador na atuação do MTP, buscou-se situações representativas para cada um deles dentro do conteúdo analisado. Os sujeitos participantes da pesquisa são os MTPs, formadores, cursistas e coordenadores. O plano teórico da pesquisa busca aportes na contextualização histórica da Formação de Professores a distância no Brasil até os dias atuais; nas teorias contemporâneas sobre a formação de professores e nos discursos veiculados nas produções teóricas das áreas da mediação pedagógica, contexto, reflexão e afetividade....
- The general objective of the research is to investigate the principles that rule the role of Pedagogical Technician Mediator (PTM) in courses of continuous teachers in work formation at distance, in a contextualized and reflexive-affective approach. It concerns a project of qualitative perspective, in a pattern of a case study, having the aim of examining carefully the understanding level of a real context situation, and analysing the interest phenomenum in its virtual environment. In these courses of continuous teachers' formation at distance, in its majority, it is detected the PTM participation, whose function is to help pedagogical and technically the former. In such a way, it was evaluated the PTMs participation in the improvement courses at distance Learning: Alternative Attendance Ways, help by the Education State Bureau of Goiás, that interacted weekly by means of a learning environment at distance (e-Proinfo) trying to act as a safe bridge between the student and the former, according to theorical principles that favour the scholar upbringing. For the data analysis, it was tried to cut out the contents into elements, called indicators. In order to make clear the importance of each indicator in the PTMs performance, representative situations for each of them are searched inside the analysed content. The research participative subjects are the PTMs, the formers, the course attendants and the co-ordinators...(Complete abstract, click electronic address below).
- 5-Dec-2006
- GARCIA, Daniela Jordão. O papel do mediador técnico-pedagógico na formação continuada a distância de professores em serviço. 2006. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
- 167 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação
- Ensino a distância
- Distance Learning
- Contexualized and Reflexive-Affective Approach
- Mediation
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92331
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.