You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92347
Title: 
O uso da religião como estratégia de educação moral em escolas públicas e privadas de Presidente Prudente
Author(s): 
Lima, Aline Pereira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Secretaria Estadual de Educação
Abstract: 
  • Vinculado linha de pesquisa “Processos formativos, diferenças e valores” este trabalho apresenta os resultados da pesquisa em nível de mestrado realizada em uma escola pública e duas particulares confessionais em Presidente Prudente a fim de identificar, numa perspectiva comparativa, o sentido atribuído à religião no interior dessas escolas evidenciando a relação entre educação moral e Ensino Religioso. Para tanto teve-se como objeto as estratégias de educação moral através do Ensino Religioso. Estudos recentes têm demonstrado que há um interesse crescente da sociedade como um todo e da educação pelo tema da moralidade, sobretudo, pelos “problemas” vivenciados na escola que vão desde a violência à ausência de limites, autoridade e disciplina. Há queixas generalizadas sobre violência, vandalismo, indisciplina, individualismo, etc. uma saída que tem se encontrado é oferecer religião como forma de solucionar tais problemas. No Brasil, a religião vem se fazendo presente de diferentes modos e, fortemente, dentro da escola, como forma de moralização das crianças. É o que se evidencia com esta pesquisa. Assim, tendo como referencial a psicologia da moralidade buscou-se: evidenciar o sentido atribuído à religião no interior da escola; aferir como a religião tem sido utilizada para educar moralmente em escolas públicas e particulares confessionais; e analisar os procedimentos adotados para educação moral através do ensino religioso. O estudo de abordagem qualitativa contou com observações em salas de 4ª série do ensino fundamental e entrevistas com professores de três escolas em Presidente Prudente, uma pública estadual, uma particular confessional católica e uma particular confessional evangélica. Os dados sistematizados e analisados permitiram corroborar que a escola pública, embora laica, se utiliza em maior escala da religião...
  • This paper presents the results of the research in masters level realized in a state school and in two confessional privet ones in Presidente Prudente to identify, in a comparative perspective, the sense given to the religion in the interior of these schools highlighting the relation between moral education and Religious Teaching. Related to research line “Developing processes, differences and values”, it had as object the moral education strategies through the Religious Teaching. Recent studies have demonstrated that there is a rising interest of the whole society and of the school for the morality theme, mainly, for the “problems” experienced at school which are from violence to the lack of limits, authority and discipline. There are generalized complains about violence, vandalism, indiscipline, individualism, and others, a way found is to offer religion as a manner to solve these problems. In Brazil the religion has been making part, in different manners and strongly, in the school, as a way to moralize the children. It is what is shown with this research. Thus, having as a reference the psychology of the morality we attempted to attest the sense given to religion in the interior of the school, evaluate how the religion has been used to educate morally in state and confessional privet schools, and analyze the procedures adopted to the moral education through the religious teaching... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
6-Nov-2008
Citation: 
LIMA, Aline Pereira. O uso da religião como estratégia de educação moral em escolas públicas e privadas de Presidente Prudente. 2008. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
Time Duration: 
97 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Ensino religioso (Primeiro grau)
  • Educação moral
  • Religious Teaching
  • Moral Education
  • Religion and school
  • Morality
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92347
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.