You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92976
Title: 
Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística
Author(s): 
Mazini, Sergio Ricardo
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • Atualmente as organizações estão inseridas em um ambiente de competição, no qual a inovação se torna fator essencial para obtenção de vantagens competitivas. A busca por fontes externas de conhecimento, capazes de contribuir com o processo de inovação vem se tornando uma constante entre as organizações e um dos principais atores envolvidos nessa busca são os usuários que frequentemente desempenham um papel importante no desenvolvimento de novos produtos. A presente pesquisa tem por objetivo central desenvolver uma proposta de estrutura para análise do envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da Web 2.0. O método de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, realizado em uma empresa do setor automobilístico que desenvolveu um projeto de construção de um carro conceito envolvendo os usuários por meio da Web 2.0. O estudo de caso apresentado foi analisado segundo a proposta de estrutura para análise desenvolvida na pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que os usuários podem contribuir não somente com a geração de idéias, bem como com seu envolvimento no processo de inovação, dependendo de quais etapas do processo de desenvolvimento do novo produto eles participarão. Além disso, nota-se que, cada vez mais, a utilização dos recursos virtuais para o envolvimento desses usuários, sua participação e colaboração são fatores essenciais nesse processo
  • Nowadays, the organizations are inserted into extremely competitive environments, in which innovations becomes essential to the obtainment of competitive advantages. The search for outer sources of Knowledge - capable of contributing to the innovation process - has been presented as an important aspect in the organizations. One of the main actors involved in this search is the user, who frequently performs an important role in the development of new products. Also, a significant share of industrial innovations is directly initiated by requests and needs from users. This research aims to develop a proposal for a central framework for analyzing the involvement of users in the innovation process through Web 2.0. The methodological approach utilized was the case study, performed in a car company, It developed a car construction project involving the users through the We 2.0. The case study was analyzed according to the proposed framework for analysis developed in the research. The results obtained demonstrate that users can not only contribute to the generation of ideas, as well as their involvement in the innovation process, depending on which stages of new product development they participate. Also, note that, increasingly, the use of virtual resources for the involvement of users, their participation and collaboration are key factors in this process
Issue Date: 
30-Aug-2011
Citation: 
MAZINI, Sergio Ricardo. Envolvimento dos usuários no processo de inovação por meio da web 2.0: um estudo de caso na indústria automobilística. 2011. 100 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia, 2011.
Time Duration: 
100 p. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Desenvolvimento organizacional
  • Web 2.0 - Innovation process
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92976
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.