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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93047
Title: 
Proposta de uma abordagem metodológica para analisar como os fatores posicionais influenciam as prioridades competitivas
Author(s): 
Lima, Francisco Paulo de Oliveira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O presente estudo propõe-se a apresentar uma abordagem metodológica para analisar como os fatores posicionais influenciam as prioridades competitivas de uma empresa focal e dois atores que fazem parte da rede de empresas do setor metal-mecânico da região de Bauru - SP. Consubstanciado na teoria das redes, pressupõe-se que o ambiente em que as organizações operam é estruturado por vínculos produtivos, de negócios, de inovação tecnológica, de cooperação e de coordenação estabelecidos entre os atores, inclusive no que se refere aos seus aspectos qualitativos. Dentro do campo da teoria, há uma crescente preocupação em se compreender como a posição estrutural e relacional, entre os atores econômicos de uma determinada rede, possa influenciar o desempenho e o comportamento estratégico de manufatura das organizações. Com o passar dos tempos e a globalização, configura-se uma profunda necessidade de mudanças estrutural e arranjos organizacionais, tais como redes horizontais e verticais entre empresas e a conseqüente criação de novos modelos conceituais, para a gestão e avaliação de desempenho organizacional. A conseqüência de toda essa mudança é o conjunto de oportunidades que surgem para as empresas e fornecedores de insumos, a partir dos fatores posicionais: estrutural e relacional, dos atores de uma rede de empresas do setor metal-mecânico. Esta pesquisa tem como objetivo, propor uma abordagem para analisar como os fatores de posicionamentos (estrutural e relacional) influenciaram as prioridades competitivas de uma organização focal. A questão central a que este trabalho remete é saber como os diferentes posicionamentos dos atores influenciam as prioridades competitivas da empresa focal de uma rede de empresas do setor metal-mecânico. A partir de uma abordagem teórica, sugere-se uma exemplo de caso empírico com o intuito de avaliação em caráter...
  • The present study is a proposal of approach in order to anlyse how positional factors influence competitive priorities of a focal company in a net of enterprises of metal-mechanic sector in Bauru (SP) region. Embodied in the theory of networks, it is assumed that the environment in which organizations operate is structured by productive relationships, business, technological innovation, cooperation and coordination established between the agents, including with respect to its qualitative aspects. Within the field of theory, there is a growing concern to understand how the structural position and relationship between the economic agents of a given network, can influence the performance and strategic behavior of manufacturing organizations. As time passes and with globalization, there is a deep necessity of structural change and organizational arrangements, such as vertical and horizontal nets between enterprises and the consequent criation of new conceptual models to administration and performance evaluation of the organization. The consequence of all this change is the number of opportunities arising for companies and suppliers of inputs, from the positional factors: structural and relational, the agents of a companies network in the metal-mechanical industry. It is presupposed in this research that the concept of operation strategies has mainly focused tanglible aspects in the context of unit of interprise analysis, without worrying about untangible aspects in the context of analysis of enterprise nets. This work will present approach of position factors analysing (structural and relational) in relation to competitve priorities (quality, trust, flexibility, speed, cost and innovation) of a focal company of metal-mechanic sector and justify the qpplication of this methodology in a net of companies of metal-mechanic sector. From a theorical approach, it is suggested an example of empirical... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
2-Jul-2009
Citation: 
LIMA, Francisco Paulo de Oliveira. Proposta de uma abordagem metodológica para analisar como os fatores posicionais influenciam as prioridades competitivas. 2009. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Bauru, 2009.
Time Duration: 
143 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Teoria dos grafos
  • Concorrência
  • Prioridades competitivas
  • Fatores posicionais - estrutural
  • Fatores posicionais - relacional
  • Theory of nets
  • Positional factors (estructural and relational)
  • Competitiveness
  • Competitive priorities
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/93047
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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