You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93373
Title: 
Formação da Rede Vida de Televisão: entre a política brasileira de concessões televisivas e as diretrizes católicas de comunicação social, 1989-1995
Author(s): 
Lima, Eduardo de Campos
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Abstract: 
  • A proposta deste estudo é historiar e analisar as possibilidades de criação da primeira emissora de televisão de inspiração católica no Brasil, a Rede Vida de Televisão. Assim foram identificadas e analisadas as diretrizes comunicacionais católicas e o debate em torno da questão a partir de documentos oficiais da Igreja, de pensadores, leigos e eclesiásticos ligados a ela, entre 1989 a 1995. Procurou-se posicionar o debate católico ante os meios de comunicação social e, sobretudo, focar os olhares para o meio televisivo, identificando de que forma os pensadores e intelectuais católicos expressavam-se e debatiam sobre o tema Igreja e Mídia. A pesquisa mostra que, ao contrário do que é divulgado pela literatura especializada, a Rede Vida só foi possível ser formada pela ação de alguns poucos agentes que atuavam na interseção de dinâmicas próprias do âmbito político, do religioso e comunicacional, compreendidas durante o período de transição democrática brasileira. Buscou-se identificar os debates oriundos dos círculos católicos acerca da comunicação social, da ação política nacional e regional da chamada Nova República e da interface destas no universo de empresários da mídia regional e nacional. Por fim, remonta-se historicamente a programação inicial exibida pela Rede Vida, analisando-a em uma dupla chave: a programação religiosa e a generalista.
  • The purpose of this study is to chronicle and analyze the possibilities of creating the first television station in Brazil Catholic inspiration, “Rede Vida de Televisão”. So were identified and analyzed the guidelines and communication Catholic debate on the issue from official Church documents, thinkers, lay and clergy attached to it, from 1989 to 1995. It was tried to position the Catholic debate before the media and, above all, focus their eyes to the television medium, identifying how the Catholic thinkers and intellectuals expressed themselves and debating on the subject Church and Media. Research shows that, contrary to what is disclosed in the literature, “Rede Vida de Televisão” was only possible to be formed by the action of a few agents who worked at the intersection of their own dynamics of the political, religious and communication, understood during the Brazilian democratic transition. It was sought to identify the debates coming from Catholic circles about the media, the action of national and regional policy called the New Republic and the interface of these entrepreneurs in the population of the regional and national media. Finally, historically goes back to the original programming aired by Rede Vida, analyzing it in a double switch: the general and religious programming.
Issue Date: 
9-Dec-2010
Citation: 
LIMA, Eduardo de Campos. Formação da Rede Vida de Televisão: entre a política brasileira de concessões televisivas e as diretrizes católicas de comunicação social, 1989-1995. 2010. 000 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Comunicação de massa - Aspectos religiosos - Igreja Catolica
  • Televisão
  • Mass media
  • Brazilian television - Religious aspects
  • Television history - Brazil
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/93373
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.