You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93902
Title: 
Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação
Author(s): 
Guerreiro, Glorinha Mendonça da Silva
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Muitos pesquisadores afirmam que o ensino de língua estrangeira (LE) não pode ser separado do ensino da cultura (por exemplo, Brown, 1987; Kramsch, 1994; Savignon e Sysoyev, 2002; Lo Bianco, 2003) e vários autores têm investigado o valor desta relação em sala de aula. A cultura, com suas múltiplas definições, muitas vezes tem encontrado um lugar na sala de aula de LE apenas no que se refere a aspectos perceptíveis, tais como artes, costumes ou datas comemorativas. Aspectos mais sutis, ligados à linguagem, como por exemplo, escolhas a respeito do nível de formalidade, escolhas sintáticas ou funcionais, podem não encontrar na sala de aula um espaço bem definido. O objetivo desta pesquisa é verificar como uma professora de LE, formada em uma universidade brasileira e que nunca esteve fora do país, trabalha em sala de aula com os aspectos da linguagem enquanto ligados à cultura; quais são suas dificuldades e como ela tenta preencher a lacuna do conhecimento cultural da LE somente com meios encontrados em seu próprio país, como por exemplo Internet, filmes e livros. A pesquisa é de cunho etnográfico e tem como contexto de investigação uma escola que oferece cursos livres de idiomas. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: observações, notas de campo, gravação em áudio e vídeo, sessão de história de vida, um questionário aplicado à professora e entrevistas com os alunos e com a professora. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para a conscientização da importância da competência cultural na formação e no ensino de LE.
  • Many authors state that second language teaching cannot be separated from the teaching of culture (for example, Brown, 1987; Kramsch, 1994; Savignon and Sysoyev, 2002; Lo Bianco, 2003) and many researchers have investigated the value of this relationship inside the language classroom. Although culture has multiple definitions, at the same time it has found a place in second language lessons only when it refers to perceptive aspects such as arts, habits or commemorative dates. More subtle aspects related to language, such as inside choices in a certain level of formality, syntactic or functional choices, may not find in the classroom that kind of definite planning for teaching these aspects. This investigation focuses on an EFL teacher who has graduated from a university in Brazil and who has never been abroad. It has the aim of analysing how the teacher deals with the relationship between culture and language inside the classroom, what her difficulties are and how she manages to fill the gap of cultural knowledge by referring to sources with which she deals only in her own country, for instance the Internet, movies and books. The study is of an ethnographic nature and the data from teaching context were collected in a private language school. The research instruments to obtain the corpus are observations, field notes, video and audio-recordings, a questionnaire with open questions applied to the teacher and a session of life history. Interviews with the teacher and with the students were conducted as well. It is expected that the results from this study can contribute for the awareness about the importance of the cultural competence in S/FL learning and teaching.
Issue Date: 
17-Aug-2005
Citation: 
GUERREIRO, Glorinha Mendonça da Silva. Cultura, linguagem e ensino da língua estrangeira: um estudo acerca desta inter-relação. 2005. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2005.
Time Duration: 
123 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Culture
  • Language
  • Foreign language teaching
  • Lingüística aplicada
  • Língua inglesa - Estudo e ensino
  • Língua inglesa - Formação de professores
  • Professores de ingles - Formação
  • Formação de professores
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/93902
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.