You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/93912
Title: 
A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola
Author(s): 
Santos, Graziela Aparecida dos
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
A presente pesquisa, interpretativista, de caráter intervencionista, tem como objetivo geral analisar como se dá a interação entre os aprendizes envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de Língua Espanhola, trabalhando em pares mediante o uso de tarefas, em contexto de sala de aula numerosa, de uma Universidade particular do interior paulista. A mesma tem, como objetivos específicos, examinar as características motivacionais apresentadas por tais alunos, trabalhando nessa configuração em pares por meio de tarefas, dada no decorrer do 2o. semestre de 2001, bem como os resultados apresentados no tocante a esse arranjo, em relação àquele do 1o. semestre do mesmo ano, em que os aprendizes trabalhavam a partir de aulas expositivas, ministradas por mim, professora-pesquisadora (PP), e configurados em um grupo único. A pesquisa foi dividida em duas fases, o 1o. e o 2o. semestres, cada qual como os alunos configurados em seu contexto específico, como abordado acima. A fim de se proceder à coleta e análise dos dados, foram utilizadas gravações audiovisuais, diários de pesquisa dos alunos participantes, questionários, entrevistas, notas de campo e meu diário de pesquisa. Os resultados mostram que os participantes analisados tiveram mais oportunidades para interagir social e comunicativamente no uso da língua-alvo com os parceiros e comigo, além de apresentarem um apoio mútuo frente à realização das tarefas, dado o trabalho colaborativo que realizaram. Paralelamente a isso, houve uma mudança considerável na conduta disciplinar dos alunos dessa turma. Essa acarretou melhores condições para o desenvolvimento de minha prática pedagógica em sala de aula, com relação a uma instrução mais coerente com a postura comunicativa que pretendo assumir, e ao desenvolvimento de um contato mais próximo entre professora e alunos, haja vista a impessoalidade que o contexto...
Issue Date: 
8-Aug-2003
Citation: 
SANTOS, Graziela Aparecida dos. A interação entre aprendizes trabalhando em pares mediante o uso de tarefas em sala de aula numerosa de língua espanhola. 2003. 182 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2003.
Time Duration: 
182 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Lingüística aplicada
  • Lingua espanhola - Estudo e ensino
  • Interação comunicativa
  • Tarefas comunicativas
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/93912
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.