You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/94083
Title: 
O discurso pedagógico na obra infantil de Cecília Meireles
Author(s): 
Fialho, Paloma de Fátima França
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Com base na trajetória da literatura infantil e sua relação com a pedagogia, esta pesquisa pretende abordar três obras poéticas da escritora Cecília Meireles por esse ponto de vista, ressaltando o discurso pedagógico presente nas obras de poesia infantil da escritora, como Criança meu amor, A festa das Letras e Ou isto ou aquilo. Pretende-se desvendar o discurso pedagógico contido nesses textos evidenciando neles a presença de uma criança modelo, como forma de exemplo para o leitor, como também na abordagem de assuntos que buscam enfatizar conhecimentos para a criança. Esse discurso apresentado nos versos da poetisa retrata uma educadora e escritora preocupada com o universo infantil e suas particularidades. Essas três obras de Cecília Meireles, portanto, apresentam características que às associam à educação, auxiliando no processo de ensino. Para além disso, a pesquisa também aborda o discurso estético dos poemas, sua musicalidade, imagem e ritmo, ressaltando a importância desses elementos poéticos para a obra da escritora. Por causa de seu trabalho estético com o vocábulo e com o universo infantil, Cecília Meireles consagra-se como uma escritora para adultos e, principalmente, para as crianças que tanto fizeram parte de sua vida, sendo sua obra reconhecida pela crítica literária e fazendo parte do cânone literário brasileiro
  • Based on the trajectory of literature for children and its relation to pedagogy, this research intends to broach the Cecília Meireles' infantile poetry by this point of view, emphasizing the educational discourse in the works of a writer of children's poetry, such as Criança meu amor, A festa das Letras and Ou isto ou aquilo. It is intended to uncover the pedagogical discourse in these texts by showing the presence of model child, as an example for the reader, as well as in addressing issues that seem to emphasize knowledge to the child. This speech delivered in nursery rhymes depicts the poet as an educator and writer concerned with the child's universe and its peculiarities. These three Cecília Meireles's works present characteristics which link them to education, helping the teaching process. Furthermore, this research also address the aesthetic discourse of poems, its musicality, image and rhythm, by stressing the importance of poetic elements in the work of the writer. Because of her aesthetic work with words and the child's universe, Cecília Meireles is established as a writer for adults and, mainly, for children who took part of her life, being her work recognized by the literary criticism and as part of the Brazilian literary canons
Issue Date: 
6-Dec-2011
Citation: 
FIALHO, Paloma de Fátima França. O discurso pedagógico na obra infantil de Cecília Meireles. 2011. 139 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, 2011.
Time Duration: 
139 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Meireles, Cecilia, 1901-1964
  • Literatura infanto-juvenil
  • Poesia infanto-juvenil
  • Literatura - Estudo e ensino
  • Children's literature
  • Juvenile poetry
  • Literature - Study and teaching
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/94083
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.