You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95105
Title: 
O papel mediador da educação musical no contexto hospitalar: uma abordagem sócio-histórica
Author(s): 
Caldeira, Zoica Andrade
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O objetivo deste trabalho foi investigar de que forma a educação musical poderia auxiliar o paciente pediátrico em sua interação com a realidade, dialogando com as necessidades e dificuldades resultantes do processo de hospitalização Para atingir esse objetivo, propostas de atividades envolvendo som/música e criatividde foram apresentadas a crianças e adolescentes hospitalizados no Instituto de Infectologia Emilio Ribas (SP). Os instrumentos adotados para apreensão dos processos desenvolvidos durante o tabalho de campo foram: gravação de áudio de episódios significativos de cada encontro, depoimentos dos participantes, relatórios de observação e entrevistas semi-estruturadas e estruturadas com os profissionais da saúde e voluntários envolvidos no projeto. Tanto a fundamentação teórica como o método empregado basearam-se nas proposições do psiclógogo russo L.S. Vigotski e nos autores em eduçação musical que valorizam a prática musical criativa, e sua contribuição para o desenvolvimento integral do ser hlumano, Acredita-se que a presença de processos criativos em educação musical na instituição hospitalar tenha contribuído ao processo de humanização deste contexto, promovendo saúde segundo a definição da abordagem sócio-histórica e instrumentalizando o paciente pediátrico ao enfrentamento de sua internação.
  • The aim of this study was to investigate how music education could assist the pediatric patient in his interaction with the reality, dialoging with the necessities and difficulties resultant of the hospitalization process. To reach this objective, proposals of activities involving sound/music and creativity were presented to children and teenagers hospitalized in the Instituto de Infectologia Emilio Ribas (SP) (Institute of Infectology Emilio Ribas). The instruments adopted for the grasp of the processes developed during the field work were: recordings in tape of significant episodes of each meeting, participants testimonies observation reports, semi-structured and stuctured interviews with the health professionals and volunteers involved in the project. Both the theoretical basis and the method employed were based on the proposals of Russian psychologist L.S. Vigotski and the music education authors who value the creative music pactice, and its contribution for the integral development of the human being. It is believed that the presence of creative processes in music education in the hospital institution has contributed to the humanization process of this context, promoting health according to the definition of socio-historical approach and helping the patient to face the hospitalization.
Issue Date: 
2007
Citation: 
CALDEIRA, Zoica Andrade. O papel mediador da educação musical no contexto hospitalar: uma abordagem sócio-histórica. 2007. 121 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2007.
Time Duration: 
121 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Musica - Instrução e estudo
  • Música - Paciente pediátrico
  • Music education
  • Music - Pediatric patient
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/95105
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.