Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95154
- Title:
- O Clube do Choro de São Paulo: arquivo e memória da música popular na década de 1970
- Sousa, Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Esse trabalho tem por objetivo estudar o Clube do Choro de São Paulo, que funcionou entre os anos de 1977 e 1979. O Clube foi uma entidade criada por músicos, jornalistas e aficcionados do gênero, com o objetivo de promover a música instrumental brasileira, editar discos e partituras, recolher depoimentos de artistas e promover o intercâmbio entre músicos antigos e jovens, visando à preservação do choro. Foi utilizada uma abordagem histórico-musicológica, isto é, procurou-se não apenas estudar o Clube e suas ações, mas também a conjuntura política e social em que ele esteve inserido, e os efeitos que este entorno pode ter tido sobre suas realizações. Procurou-se demarcar quais dessas ações foram mais significativas e provocaram maior impacto no cenário musical paulistano. Paralelamente ocorreu a recuperação do material bibliográfico produzido pelo Clube, que soma mais de cem artigos de jornal, além de cartas, fotos e anotações. O material sonoro encontra-se em fase de recuperação, isto é, as fitas de rolo passam atualmente por processo de digitalização, onde serão convertidas em arquivos eletrônicos. Por meio desse processo, essas gravações podem ser preservadas em mídias mais modernas, tais como Cds e Dvds, e disponibilizadas aos interessados.
- This paper aims to study the São Paulo’s ‘Clube do Choro’, which existed in that city between 1977 and 1979. The Clube was an organization created by musicians, jornalists and fans of the choro style, and its objectives were: promoting the brazilian instrumental music; releasing records and editing sheet music; collecting interviews with artists exchanging informacion between musicians of the old and new schools, aiming to preserve the choro. An historical-musicological approach to the subject was used, i.e., the Clube do Choro and its actions were studied inserted in its political and social context, and the effects that this context might have had in the Clube’s deeds. We tried to mark which of those acts were more significant ou promoted a bigger impact on the musical scene of São Paulo. At the same time, we proceeded the recovery of the bibliographical material produced by the Clube, which amounts to more than one hundred newspaper articles, besides letters, photos and notes. The sound material produced by the Clube is still in restoration, i.e., tapes are being digitalized, in a process that will convert them to electronical archives. Through this process, the recordings can be stores in modern midia, such as CDs and DVDs, making its handling easier for those interested in this subject.
- 2009
- SOUSA, Miranda Bartira Tagliari Rodrigues Nunes de. O Clube do Choro de São Paulo: arquivo e memória da música popular na década de 1970. 2009. xiii, 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
- xiii, 262 f. : il. + Acompanha Cd's n.4790 e 4791
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Clube do Choro de São Paulo - História
- Música popular brasileira - São Paulo
- Choro (Música)
- Cotidiano
- Aprendizagem musical cotidiana
- Conhecimento musical cotidiano
- Ensino aprendizagem espontâneo/informal
- Choro of São Paulo
- Brazilian instrumental music
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/95154
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.