Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95594
- Title:
- A festa do Peão de Boiadeiro: espaço-mercadoria, indústria cultural e consumo
- Madeira Filho, Magno de Lara
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Esta dissertação discute a maneira como a reprodução do capital atinge diferentes espaços da vida na hipermodernidade, reproduzidos através de um consumo induzido pela instauração de uma cotidianidade programada. O espaço simbólico da vida transmuta-se em signo de consumo, adquirindo valor de troca, o que inclui a entrada em cena do capital imaterial, como ocorre nas festas de peão de boiadeiro, em que o espaço tornado mercadoria na contemporaneidade, sofre diversas metamorfoses, conforme se procura demonstrar aqui. A análise recai, então, sobre a sociedade da representação, em que os signos de consumo tornam-se vocabulário convencionado, permitindo nesses espaços certa identificação social, mediada, até então, pelos elementos culturais e agora tornados objetos enlatados para consumo, principal indício da existência de outro espaço que não o da festa. Assim, cabe, aqui, demonstrar as coordenadas históricas capitalistas que vêm promovendo incessantes repaginações nos espaços das festas de peão de boiadeiro
- This dissertation discusses the way how the capital reproduction reaches different spaces of life in the hypermodernity, reproduced through an induced consumption by the establishment of a programmed quotidianness. The symbolic space of life changes itself into consumption sign, acquiring exchange value, what includes the extraction of the most-valuable through the nonmaterial capital, as occurs at the rodeo fests, in which the space turned into merchandize in the quotidianness, undergoes several metamorphosis, as it is tried to be demonstrate here. The analysis is focused, then, on the society of the representation, in which the consumption signs turn into agreed vocabulary, allowing in these spaces certain social identification, mediated, so far, by the cultural elements and now turned into canned objects for consumption, the main evidence of the existence of other space not the fest one. Thus, it fits, here, to demonstrate the capitalist historical coordinates which have been promoting incessant reimagining in the spaces of rodeo fests
- 20-Nov-2011
- MADEIRA FILHO, Magno de Lara. A festa do Peão de Boiadeiro: espaço-mercadoria, indústria cultural e consumo. 2011. 194 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
- 194 f. : il., mapas, gráfs., tabs.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Geografia comercial
- Rodeios - São Paulo - Cultura popular
- Consumo (Economia) - Pesquisa
- Commercial geography
- Rodeo animals
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/95594
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.