You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95681
Title: 
Práticas docentes sobre ensino do lugar e cartografia escolar no contexto de uma pesquisa colaborativa: processos de uma construção
Author(s): 
Locali, Rafaela
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Assim como em uma obra arquitetônica, essa pesquisa também está voltada para um processo de construção, mas de conhecimentos sobre o Ensino do Lugar e Cartografia Escolar, a partir de um projeto de formação de professores para o uso do Atlas Municipal Escolar de Rio Claro/SP. Reunidos em um grupo fundamentado, principalmente, na metodologia de Pesquisa Colaborativa, professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública, juntamente com professores da Universidade, passaram a elaborar, realizar e refletir sobre atividades de ensino com base nesse novo material, através de discussões que envolveram as temáticas de Iniciação Cartográfica, produção de registros e de narrativas. De modo a compreender os limites e possibilidades ofertados por esse grupo de pesquisa no que concerne às práticas em sala de aula, foram realizadas entrevistas com esses professores, uma descrição do ambiente escolar e uma reflexão sobre um conjunto de atividades que abarcaram os temas propostos de início (Desenho da Sala de Aula e Trajeto Casa-Escola). Dessa forma, foi possível averiguar como professores e alunos, Universidade e Escola se relacionaram com esse conhecimento, na medida em que contemplaram o Ensino do Lugar e as Representações Gráficas como linguagens.
  • Just like in an arquitecture work, this research is also focused into a building process, but of knowledges about School Space and Cartography for Children, based on a formation project of teachers for the use of the Municipal School Atlas of Rio Claro/SP. Joined in a fundamented group, specially in the Co-operated Research methodology, teachers of initial grades of public Elementary School, along with teacher of the University, started to develop, perform and reflect about teaching activities base on this new material, through discussions that involved themes about Cartography Initiation, making of records and narratives. As to understand the limits and possibilities offered by this research group in ways that concern the usage inside a class room, interviews were made with said teachers, a description of the school environment and a reflection about a set of activities that embraced the themes proposed at first. (Drawing of the Class Room and Rout Home-School). This way it was possible to check how teachers and students, School and University, relate to this knowledge, in so far as contemplated the Space Teaching and the Graphic Representations as language.
Issue Date: 
7-Oct-2008
Citation: 
LOCALI, Rafaela. Práticas docentes sobre ensino do lugar e cartografia escolar no contexto de uma pesquisa colaborativa: processos de uma construção. 2008. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
Time Duration: 
162 f. : il., fots.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Geografia - Estudo e ensino
  • Cartografia
  • Saberes docentes
  • Geography
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/95681
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.