You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96059
Title: 
Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física
Author(s): 
Di Thommazo, Aline
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)
Abstract: 
  • O objetivo desta pesquisa foi elucidar os professores em início de carreira (de zero a cinco anos) a respeito da prática de ensinar Ginástica Artística (G.A.) no contexto escolar. Sendo assim, foi construído um programa de G.A. junto a estes profissionais, verificando quais as dificuldades encontradas por eles para a implementação deste conteúdo em Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi do tipo pesquisa-ação, de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes foram sete professores que ministram aulas de Educação Física para os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, da rede pública da cidade de Rio Verde-GO. Os resultados revelaram que as dificuldades encontradas por estes profissionais para a utilização do conteúdo da Ginástica Artística durante as aulas, estão centradas na falta de espaço físico adequado e ausência de material específico, além da insegurança para ministrar um conteúdo não vivenciado durante a formação profissional. Este último também pode estar associado ao fato da insegurança presente nos profissionais em início de carreira. Apesar das dificuldades citadas, os professores consideraram ser possível a implementação da Ginástica Artística como conteúdo da Educação Física escolar, entretanto a co-educação e a dimensão atitudinal ainda precisam de maiores reflexões.
  • The objective of this research was to enlighten teachers at the beginning of their careers (from zero to five years) about the practice of teaching Artistic Gymnastics (A.G.) in the school context. So, an A.G. program was created for these professionals, by checking the dificulties they have found in the implementation of these contents in Physical Education. The methodology used was that of research-action, of qualitative character. The participant subjects were seven teachers who give Physical Education classes to students of fundamental and intermediate courses in public schools in Rio Verde-GO. The results showed that the difficulties these teachers face in the use of the Artistic Gymnastics contents during the classes are centralized in the lack of an appropriate physical space and the absence of specific material, as well as the insecurity in the application of contents that they did not experience during their professional formation, and this can be associated to the insecurity of professionals in the beginning of their careers. In spite of the mentioned difficulties, the teachers think it is possible to implement Artistic Gymnastics as part of the contents of school Physical Education, however, co-education and the altitudinal dimension still need further reflection.
Issue Date: 
11-Sep-2006
Citation: 
DI THOMMAZO, Aline. Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física. 2006. vi, 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.
Time Duration: 
vi, 124 f. : il., gráfs., tabs.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Ginástica
  • Educação fisica
  • Ginástica artística
  • Professor iniciante
  • Artistic gymnastics
  • Physical education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/96059
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.