Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96096
- Title:
- A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente
- Cardozo, Aline Steckelberg
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Esta pesquisa teve como contexto de estudo as mudanças educacionais geradas no âmbito da sociedade brasileira, observando-se questões relacionadas a atos de desrespeito, indisciplina, falta de interesse, perda da noção de valores, de referências e limites no ambiente escolar. Tal fato passou a exigir dos educadores, novas perspectivas de práticas docentes, e um olhar mais atento aos problemas advindos da sala de aula. Com relação às aulas de Educação Física, percebe-se que é uma disciplina cuja dinâmica das aulas (através de atividades ligadas aos conteúdos de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) maximizam os conflitos. Durante a sua realização, os alunos encaram com muita freqüência o espírito de competitividade e individualismo, deixando esquecida, por muitas vezes, as questões ligadas às atitudes e valores. Nesse contexto, os objetivos do trabalho foram: apresentar um quadro a respeito do inventário pedagógico do professor de Educação Física; buscar na prática docente dos professores os valores, os conteúdos e as atitudes que configuram a sua cultura escolar e identificar na docência da Educação Física as ações didáticas, a hexis corporal e a postura que formam o habitus docente. Como percurso para esse caminho foi escolhida a pesquisa de caráter qualitativo, do tipo construtivismo social, utilizando-se questionário, observações de aulas e entrevistas. Dos 17 participantes - professores de Educação Física - da educação básica que responderam o questionário foram selecionados...
- 16-May-2008
- CARDOZO, Aline Steckelberg. A pedagogia do professor de educação física: um estudo sobre valores e as atitudes na prática docente. 2008. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
- 154 f. :
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação física - Estudo e ensino
- Valores
- Docência
- Habitus docente
- Physical education and training - Study and teaching
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/96096
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.