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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96260
Title: 
Diretrizes para o ensino do desenho de moda: um estudo de caso na cidade de Londrina e região
Author(s): 
Hatadani, Paula da Silva
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • A pesquisa mostra-se como instrumento para propror uma reavaliação das ementas das disciplinas relacionadas ao desenho inseridas no curso de Design de Moda da Universidade de Londrina. Para tal, é realizada uma avaliação da utilização desse tipo de representação gráfica no âmbito industrial, ou seja, sua utilização no contexto industrial de vestuário local. A pesquisa baseou-se em uma fundamentação teórica acerca do papel da representação gráfica no design e no design de moda, que norteou a construção de um protocolo, que foi aplicado a seis designers de moda, atuantes em empresas de confecção diferentes da cidade de Londrina e região. Integrando os resultados dessa pesquisa de campo concomitante às análises de fundamentação teórica aplicadas no âmbito acadêmico e pesquisa bibliográfica, têm-se então uma visão geral das necessidades das empresas no que tange o desenho de moda. A partir destas necessidades delimitadas ocorre uma comparação das mesmas com as ementas, buscando atingir uma congruência de resultados que satisfaça as necessidades mercadológicas sem desvincular-se dos valores acadêmicos fundamentais
  • Research shows itself as an instrument to propose a reassessment of menus related to the design of the disciplines included in the course of Fashion Design at the Universidade Estadual de Londrina. For such an evaluation is perfomed using this type of graphical representation in the industrial field, ei its use in context of local garment industry. The research was based on a theoretical foundation about the role of imaging in the Design and Fashion Design, which guided the construction of a protocol, which was applied to six fashionb designers working in different companies in the city of Londrina and region. Integratind the results of this research field concomitant to the analysis of theoretical and applied research in the academic, literature, it has been an overview of the needs when it comes to fashion design. From these needs is a bounded compared with the same menus, trying to achieve a consistency of results that meet the market needs not closely related to the fundamental academic values
Issue Date: 
2011
Citation: 
HATADANI, Paula da Silva. Diretrizes para o ensino do desenho de moda: um estudo de caso na cidade de Londrina e região. 2011. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
Time Duration: 
136 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Moda - Ensino
  • Design de moda
  • Fashion design
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/96260
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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