You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96317
Title: 
As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
Author(s): 
Santos, José Veloso dos
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O presente trabalho tem como preocupação central mapear as contribuições de Horace Manley Lane na constituição da escola republicana paulista, entre 1890 a 1910. O foco será a ação de Horace Lane junto aos administradores da instrução pública paulista, em especial, Caetano de Campos e Oscar Thompson. Além da revisão dos trabalhos que focam a influência protestante na organização da instrução pública paulista, tomamos como fontes privilegiadas os relatórios oficiais, artigos editados em periódicos educacionais produzidos no período, documentos pessoais de Horace Lane e a edição do livro Education in the State of São Paulo, de autoria do Oscar Thompson, Horace Lane e Carlos Reis, apresentado na Feira Internacional de Saint Louis em 1904. O objetivo central é analisar atuação de Lane na instrução pública e evidenciar a influência da ação protestante em terras paulistas. Esta pesquisa está apoiada nas premissas de Marta Carvalho de uma História Cultural dos Saberes Pedagógicos, dialogando em torno, de suas práticas, seus agentes, suas representações e apropriações para uma nova compreensão da escola. Como resultado, este estudo permite dar visibilidade às contribuições de Horace Lane na consolidação da instrução pública paulista proposta pelos republicanos
  • The purpose of this study is to chart the contributions of Horce Manley in the constitution of the republican school of São Paulo, from around 1890 to 1910. The main focus is the actions of Horace Lane along the administrators of the public instruction of São Paulo, specially Caetano de Campos and Oscar Thompson. Besides the revision of studies that focus on the protestant influence in the organization of the public instruction of São Paulo, we used as privileged sources the official reports, personal documents of Horace Lane and the edition of the book „Eduaction in the State of São Paulo‟, whose authors are Oscar Thompson, Horace Lane and Carlos Reis. This book was presented at the Saint Louis International fair back in 1904. The main purpose is to analyze the interaction of Lane in the public instruction and to point the protestant influence of it. This research is supported in the assumptions of Marta Carvalho from the research “Cultural History of the pedagogical knowledge”, discussing around her practices, her agents, her representations and appropriations for a new comprehension of the school. As a result, this study allows us to highlight the contributions of Horace Lane in the consolidation of the public instruction of São Paulo from the Republicans
Issue Date: 
13-Oct-2011
Citation: 
SANTOS, José Veloso dos. As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910). 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
Time Duration: 
133 f, : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Lane, Horace Manley
  • Ensino público (1890-1910) - São Paulo
  • Protestantismo - São Paulo (Estado)
  • Protestantismo e ensino público
  • Horace Lane
  • Protestantism
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/96317
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.