You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/96319
Title: 
Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil
Author(s): 
Oriani, Angélica Pall
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Abstract: 
  • Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (Bolsa CNPq – abril de 2009 a fevereiro de 2010; Bolsa Fapesp – março a dezembro de 2010), vinculada às linhas Alfabetização e Ensino de língua portuguesa do Grupo de Pesquisa e Projeto Integrado de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, ambos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, focalizou-se a proposta para o ensino de leitura apresentada pelo professor Francisco Furtado Mendes Vianna (1876-1935) nos livros didáticos que integram a Série Leituras Infantis, a saber: Cartilha: leituras infantis [1912?]; Primeiros passos na leitura (1915); Leitura preparatória (1908); Primeiro livro de leituras infantis; Segundo livro de leituras infantis; Terceiro livro de leituras infantis; e Quarto livro de leituras infantis (Apanhados e factos hitóricos) (1919). Os livros que integram essa série foram publicados pela Livraria Francisco Alves (RJ), com sucessivas edições até pelo menos a década de 1960, tendo circulado em diferentes estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, elaborou-se um instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Francisco Vianna e analisou-se a configuração textual dos livros que integram essa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que nos livros que integram essa série é apresentada...
  • This work deals with the results of a Master degree dissertation research (CNPq schoolarship – april 2009 to february 2010; Fapesp schoolarship – march to december 2010), related to “Literacy” and “Portuguese Language” of Research Group and Research Integrated Project “History of Language and Literature Teaching in Brazil” both under the leadership of Maria do Rosário Longo Mortatti. Aiming contributing to understand an important moment of the history of reading teaching in Brazil, it focus on the proposal concerning reading teaching presented by professor Francisco Furtado Mendes Vianna (1876-1935), in the didactic books called Série Leituras Infantis, that are: Cartilha: leituras infantis [1912?]; Primeiros passos na leitura (1915); Leitura preparatória (1908); Primeiro livro de leituras infantis; Segundo livro de leituras infantis; Terceiro livro de leituras infantis; e Quarto livro de leituras infantis (Apanhados e factos hitóricos) (1919). All those books were published by Livraria Francisco Alves (RJ) with successive edition until at least the 1960 and had circulated in different Brazilian state: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Through historical approach centred on documentary and bibliographical investigation, and by means of localizing, retrieving, assembling, selecting and ordering proceedings and reading of relevant literature, it was elaborated an instrument of research containing the bibliography of an about Francisco Vianna and those books textual configuration was analysed, that is to say, to focus on different constitutive aspects of their meanings. The conclusion is that in those books, a proposal to make concrete the analytical method for reading teaching is presented, which is related to other proposal concerning reading teaching and their... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
14-Dec-2010
Citation: 
ORIANI, Angélica Pall. Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil. 2010. 288 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
Time Duration: 
288 f. : il. color.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Vianna, Francisco
  • Educação - Brasil - História
  • Leitura (Ensino elementar) - Brasil
  • Livros e leitura para crianças
  • Língua portuguesa - Livros e leitura (Ensino de 1º grau)
  • Série Leituras infantis
  • Reading teaching
  • Analytical method
  • Historical research in education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/96319
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.