You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97509
Title: 
Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
Author(s): 
Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O estresse corresponde a um processo que desencadeia uma relação neuropsicofisilógica nos indivíduos, auxiliando-os a se adaptarem a novas situações. Quando excessivo, pode provocar consequencias negativas para o funcionamento dos organismos, sendo uma das causas de desencadeamento da depressão. Também conhecida como transtorno de humor, a depressão relaciona-se à limitação da atividade e do bem-estar dos indivíduos, comprometendo sua qualidade de vida. O suporte familiar refere-se às características psicológicas presentes nas relações familiares, ajudando os indivíduos no enfrentamento de situações estressantes e funcionando como fator de proteção contra o desenvolvimento de doenças mentais como a depressão. Os estudantes da educação profissionalizante correspondem a uma categoria pouco investigada no que se refere a estresse, depressão e suporte familiar, a qual está sujeita às resposabilidades escolares, às exigências profissionais e às expectativas do mercado de trabalho. Estes fatores podem funcionar como fontes de desencadeadoras de estresse, evoluindo para sintomas mais graves, como é o caso da depressão. O apoio da familia pode funcionar como fonte amortecedora do estresse e a audiência do suporte familiar como uma fator de risco para a depressão. Considerando este contexto, este estudo teve como objetivo investigar os níveis de estresse, a intensidade dos sintomas de depressão e a percepção do suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante e identificar possíveis diferentes entre estes construtos, considerando variáveis como sexo, idade, número de filhos, estado civil, nível escolar, nível sócio-econonômico, trabalho, local de residência, atividades físicas e de lazer e crença religiosa. Participaram da pesquisa 200 estudantes, de ambos os sexos, dos quais 117 (58,5%) eram do sexo masculino...
  • Stress is a process that triggers a neuropsysiology reaction in individuals, helping them to adapt to new situations. When excessive, can cause negative consequences for the functioning of organisms, being one of onset of depression. Also known as mood disorder, depression is related to activity limitation and well-being of individuals, affecting their quality of life. The Family Support refers to the psychological characteristics present in family relationships, assisting individuals in coping with stressful situations and working as a protective factor against the development of mental illnesses like depression. Studants of professional education correspond to a poorly investigated category with regard to stress, depression and family support, which is subject to shool responsibilities, the job requirements and expectations of the labor market. These factors can act as sources of stress triggering, progressing to more severe symptoms such as depression. Family support can act as a source of stress dramping and the absence of family support as a risk factor for depression. Considering the context, this study aimed to investigate the levels of stress, the intensity of the symptoms of depression and perception of family support in professional education students and identify possible differences between these constructs, considering variables such as gender, age, number of children, marital status, education, socio-economic level, work, place of residence, physical activity and leisure and religious belief, 200 students participated in the survey, of both sexes, of which 117 (58,5%) were male and 83 (41,5%) were female, the last cycle of training courses of a technical school in a district of west of São Paulo, being factors include being 18 years old and finishing high school. In addition to a Characterization... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
15-Dec-2011
Citation: 
CAMARGO, Valdirlene Checheto Vincenzi. Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. 2011. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
Time Duration: 
93 f. :
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Stress (Psicologia)
  • Depressão mental
  • Família
  • Ensino profissional
  • Depression
  • Family support
  • Professional education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/97509
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.