You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97572
Title: 
A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância
Author(s): 
Luengo, Fabiola Colombani
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a indisciplina são na atualidade assuntos que aparecem com forte incidência no cotidiano escolar. O contexto analisado foi de uma escola municipal de educação infantil e atualmente, algumas condutas apresentadas pelas crianças, são vistas como indicativos de tal transtorno e isso vem contribuindo para que crianças ainda muito pequenas sejam encaminhadas pelos educadores aos profissionais da saúde, por apresentarem na escola comportamentos considerados indisciplinados, agitados e impulsivos. A presente pesquisa tem como principal objetivo, discutir a relação entre indisciplina e o diagnóstico de TDAH, a partir da queixa do professor da educação infantil. Pretende ainda, analisar a postura dos educadores diante do processo de patologização no campo educacional, levando em conta a sociedade eugênica e disciplinar, que foi consolidada com o processo de higienização ocorrido no início do século XX, como também, construir uma reflexão crítica acerca das práticas sociais e educativas que ora se configuram, mediante a análise da educação contemporânea e do resgate histórico da escolarização no Brasil. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo e as estratégias metodológicas empregadas para a coleta de dados incluíram a observação participante, entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e análise de documentos. Os resultados foram organizados em oito eixos temáticos e indicaram principalmente que a educação infantil, mesmo com os avanços que já foram alcançados, pós Constituição de 1988, vem demonstrando um trabalho centralizador...
  • The Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and disruptive behaviors are issues that appear with a strong focus on school routine nowadays. A public school´s kindergarten was analyzed as a context and currently certain behaviors presented by children are seen as indicative of this disorder and that has contributed to sending very young children to health professionals by their teachers for presenting behaviors that are considered disruptive, restless and impulsive in the school. It is the main objective of the present research to discuss the relationship between discipline and the diagnosis of ADHD, depending on the complaint of kindergarten´s teacher. It also intends to analyze the attitude of educators about the pathological process in the educational field, taking into account the eugenic society and discipline, which was consolidated with the process of sanitation during the beginning of the twentieth century, and also to build a critical analysis of social and educational practices that are configured nowadays through the analysis of contemporary education and the historical review of schooling in Brazil. The research is characterized as a qualitative case study and the methodological strategies employed for data collection included participant observation, semi-structured field diary and document analysis. The results were organized into eight thematic areas and mostly indicated that early childhood education, even with the advances that have been reached after the 1988 Constitution, has demonstrated a centralized work, in which the teacher blames the students for failure, giving them stigmatizing labels that point... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
30-Nov-2009
Citation: 
LUENGO, Fabiola Colombani. A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. 2009. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.
Time Duration: 
119 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Psicologia infantil
  • Disciplina escolar
  • Educação de crianças
  • Psicotropicos
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/97572
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.