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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/97699
Title: 
Terceiro setor: interesses públicos ou privados? Um estudo de caso comparativo entre duas instituições com atuação na área social
Author(s): 
Ribeiro, Rodrigo Piemonte
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O presente trabalho teve como objetivo situar e discutir, a partir de certos conceitos, a atuação do Terceiro Setor, como um novo empreendedor social, frente ao Estado (Primeiro Setor) e o Mercado (Segundo Setor). Entendido por muitos como possibilidade de desenvolvimento para a democracia e do futuro das relações políticas e econômicas internacionais, por meio da uma sociedade civil mais participativa, tem se tornado centro da atenção da mídia e alvo de interesse pela comunidade científica. A terminologia Terceiro Setor teve origem nos Estados Unidos no final dos anos setenta e, justamente por essa recente aparição e a sua excessiva abrangência, ainda provoca bastante discussão. Organizações não-governamentais (ONG), fundações, associações, grupos informais de voluntariado, instituições sem fins lucrativos, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e até mesmo partidos políticos estão entre os atores envolvidos, onde os conceitos de público e privado parecem se confundir. Outra característica do Terceiro Setor é a interessante possibilidade que abre para o investimento privado que, além dos benefícios e isenções fiscais que proporciona aos seus parceiros, pode também funcionar como eficaz ferramenta de comunicação. Para a realização desse trabalho foram escolhidas duas instituições do Terceiro Setor, da região de Assis, com diferentes características: 1) uma fundação, diretamente vinculada a uma grande empresa privada e 2) uma instituição filantrópica autônoma sem fins lucrativos, ambas com atuação na área da infância e adolescência. Através de entrevistas realizadas nas instituições, foram colhidas as opiniões dos sujeitos, funcionários e voluntários, selecionados pela área de atuação, que foram interpretadas...
  • The present work had as objective to place and to discuss, starting from certain concepts, the performance of the Third Sector, as a new one enterprising social, front to the State (First Sector) and the Market (Second Sector). Understood by many as development possibility for the democracy and of the future of the international political and economic relationships, by means of to a civil society with more activity, it has if turned center of the attention of the media and objective of interest for the scientific community. The terminology Third Sector had origin in United States in the end of the seventies and, exactly for that recent appearance and its excessive inclusion, it still provokes plenty of discussion. No-government organizations (ONG), foundations, associations, volunteers' informal groups, institutions without lucrative ends, organizations of the civil society of public interest (OSCIP) and even parties politicians they are among the involved actors, where public's concepts and private they resemble to confuse. Another characteristic of the Third Sector is the interesting possibility that opens for the private investment that, besides the benefits and fiscal exemptions that it provides to its partners, it can also work as effective communication tool. For the accomplishment of that work they were chosen two institutions of the Third Sector, of Assis' area, with different characteristics: 1) a foundation, directly linked at a great private company and 2) an autonomous philanthropic institution without lucrative ends, both with performance in the area of the childhood and adolescence. Through interviews accomplished in the institutions, the opinions of the subjects, employees and volunteers were picked, selected by the area of performance, that they were interpreted according ...(Complete abstract, click electronic access below)
Issue Date: 
15-Apr-2003
Citation: 
RIBEIRO, Rodrigo Piemonte. Terceiro setor: interesses públicos ou privados? Um estudo de caso comparativo entre duas instituições com atuação na área social. 2003. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2003.
Time Duration: 
110 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Psicologia social
  • Cidadania
  • Marketing social
  • Social marketing
  • Social responsibility
  • Volunteer
  • Citizenship
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/97699
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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