Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98544
- Title:
- O trabalho do professor e a educação voltada ao ensino de valores
- Tasso, Rosemary Follis
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- A educação brasileira tem sofrido ao longo do tempo algumas alterações que, conjuntamente com fatores políticos, sociais e econômicos, resultam em crises relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e ao trabalho do professor. Uma das alterações mais marcantes diz respeito à exigência do ensino para o trabalho, ou seja, espera-se que as escolas formem cidadãos ativos, competentes e aptos para exercerem atividades laborais, auxiliando dessa forma no desenvolvimento técnico e econômico do país. A presente pesquisa centraliza-se no estudo da atuação do professor em uma escola que propõe uma filosofia confessional, voltada à formação integral do educando, em seus aspectos sociais, políticos, intelectuais e físicos. Dessa forma, o objetivo dessa investigação é conhecer a realidade educacional do trabalho do professor em um ensino fundamentado em uma filosofia de educação de valores. Foi utilizado o instrumento da entrevista semi-estruturada para coleta de informações, permitindo a análise qualitativa de conteúdo, ou seja, do objeto de estudo. Como resultado e conclusão dessa análise, verifica-se que a educação, de forma geral, necessitaria ser revista, reformulada, quando pensamos na educação de cidadãos éticos, competentes para enfrentar, atuar e transformar a sociedade; considera-se também que os educadores e os profissionais de uma forma geral devem dispor de recursos sociais, econômicos, intelectuais, de maneira tal, que desenvolvam uma certa autonomia no exercício de sua competência para ensinar, analisando e assumindo seu papel de educador não apenas de informar, mas também de formar, e, assumir também, com coragem, a ação 'mudar em educação'.
- The Brazilian education throughout the years has been suffering some alterations that with the politic, social and economic factors, they result in crises related to the teaching-learning process and the teacherþs work. One of the most relevant alterations is about the teaching demand to the work, it means that it is expected that actives subjects, competents and able to practice lab activities, are formed by the schools, this way it can help the technical and economic development of the country. This study is about the teacherþs work in a school that proposes a confessional philosophy, directed to the complete studentþs formation, in their social, politic, intellectual and physical aspects. This way, the aim of this investigation is to know the educational reality of the teacherþs work in a teaching based on an educational philosophy of values. It was necessary to make a semi-structured interview to collect information, allowing the content analysis, it means, the analysis of the study object. As a result and conclusion of this analysis, in general, it is noticed that the education has to be reviewed and reworded, when thinking about the education of valuable subjects, competents to face, act and transform the society; it is also considered that the educationist and the professionals in general, should have socials, economic and intelectual competences, so, they could develop an autonomy when they teach, analyzing and assuming their educationist job, not only to inform, but also to form, and assume with courage, the action of change the education.
- 2003
- TASSO, Rosemary Follis. O trabalho do professor e a educação voltada ao ensino de valores. 2003. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2003.
- 151 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação - Serviço social
- Professores - Trabalho - Escola - Filosofia
- Professor
- Trabalho
- Escola
- Educação
- Valores
- Teacher
- Work
- School
- Education
- Values
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/98544
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.