You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/98634
Title: 
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais
Author(s): 
Costa Neto, Alvaro
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • O ensino é de vital importância para a evolução de uma sociedade. Metodologias e ferramentas de ensino visam otimizar e facilitar o aprendizado de forma que o processo de aprendizagem seja eficiente. Descreve-se nesta dissertação um ambiente de apoio ao ensino – chamado Classroom – com ênfase na Teoria das Inteligências Múltiplas cujo objetivo é fornecer ferramentas e guias para a criação de aulas virtuais, facilitando a composição e exposição de complementos para aulas presenciais. Além do ambiente e suas ferramentas, descreve-se também os raciocínios que nortearam a criação de um curso complementar de Sistemas Digitais para demonstração do uso do ambiente, tanto pelo professor que o criou quanto pelos alunos que o estudaram e avaliaram. Em seguida, são relatadas as formas de avaliação do ambiente, bem como os resultados obtidos. Por fim, conclui-se a dissertação com indicações dos pontos positivos que foram identificados com os resultados das avaliações e de melhorias que podem ser realizadas em extensões do ambiente Classroom.
  • Teaching has a vital importance to the evolution of a society. Teaching methodologies and tools aim to optimize and facilitate the learning process so that it becomes more efficient. This dissertation describes a teaching support environment – named Classroom – based on the Theory of Multiple Intelligences whose goal is to provide tools and guides to the creation of virtual classes, facilitating the composition of and exposure to material complimentary to that presented in attendance classes. Besides the environment and its tools, it is also described the reasoning behind the creation of a complementary Digital Systems course to demonstrate the use of the environment by the professor and the students that tested it. Afterwards, the process to evaluate the environment is presented, as well as the obtained results. In the end, the dissertation is concluded with indication of the positive and negative points that were identified by analyses of the evaluations results. Improvements are also proposed so that the Classroom environment may be extended.
Issue Date: 
21-Aug-2009
Citation: 
COSTA NETO, Alvaro. Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais. 2009. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
Time Duration: 
63 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Circuitos logicos
  • Circuitos integrados digitais
  • Ensino - Ambiente de apoio
  • Circuitos digitiais
  • Sistemas digitais
  • Digital integrated circuits
  • Digital systems
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/98634
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.