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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99012
- Title:
- Epistemologia, construção conceitual e comparação histórica em Weber
- Gigante, Lucas Cid
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Neste trabalho interpretamos a epistemologia weberiana como uma proposta de ordenação aproximativa do concreto, que possui em seu ponto de partida uma concepção do mundo empírico como um reino de infinidade, diversidade e caos. Tal postura de ordenação pressupõe a utilização de definições conceituais referidas seletivamente ao mundo empírico, estabelecendo sua reconstrução pelo pensamento. O método em Weber se caracteriza, sobretudo, pela utilização de táticas de sociologia histórica comparada como meio de submeter hipóteses causais à verificação, sendo que a causalidade opera uma combinação de fatores necessários e dificilmente suficientes para a explicação de determinado evento ou momento histórico. No decorrer da argumentação, torna-se claro que a estratégia cognitiva weberiana não escapa de uma parcialidade significativa, que pressupõe a presença de pontos de vista particulares que organizam a comparação histórica e o desenvolvimento de hipóteses. Isto significa que a questão da objetividade encontra-se aberta, sendo o esquema teórico weberiano articulado em torno de três pontos chave que o perpassam, quais sejam, a significação, a seleção e o interesse.
- In this research we interpret the weberian epistemology like a proposal of approximative ordination of the concrete, that haves in its departure's point a conception of the empiric world like a reign of infinity, diversity and chaos. So posture of ordination presupposes the utilization of conceptual definitions related selectively to the empiric world, establishing its reconstruction by thought. The method by Weber characterizes itself by utilization of tactics of historic sociology comparate like mean of to submit causal hypothesis to verification, being that causality operates a combination of necessary factors and difficultly sufficient for a explication of determinate event or historic moment. Our argumentation shows that the weberian cognitive strategy no escapes of a significative partiality, that presupposes the presence of particular points of view that organizes the historic comparation and the development of hypothesis. This denotes that the question of the objectivity is open, and the teoric scheme is articulate around three key-points: the signification, the selection and the interest.
- 8-Nov-2006
- GIGANTE, Lucas Cid. Epistemologia, construção conceitual e comparação histórica em Weber. 2006. 114 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.
- 114 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Weber, Max, 1864-1920
- Sociologia historica
- Epistemologia
- Teoria sociológica
- Sociologia da religião
- Epistemology
- Sociology
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/99012
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