Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99072
- Title:
- Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico
- Carvalho, Jacqueline
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Considerados como uma tecnologia educacional, os jogos de mesa consistem em um recurso didático-pedagógico que pode ser utilizado em aulas de Educação Física. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa consistiu em produzir, aplicar e avaliar o jogo de mesa “Atletismo em ação”, visando o ensino do atletismo na escola. De natureza qualitativa, essa pesquisa apoiou-se em uma pesquisa bibliográfica específica na área da Educação Física escolar, da tecnologia educacional e do atletismo. A aplicação e a avaliação do jogo de mesa contou com a participação de 5 professores de Educação Física, de ambos os sexos (feminino e masculino), licenciados em Educação Física e atuantes em escolas públicas estaduais, os quais avaliaram o jogo “Atletismo em Ação” por meio de um questionário. Os resultados evidenciaram que, embora nenhum professor utilize jogos de mesa como um recurso didático-pedagógico em aulas de Educação Física, utilizariam o jogo “Atletismo em Ação”, considerando ser possível ensinar o atletismo por meio dele. De acordo com os professores, esse jogo pode ser utilizado para: apresentação do atletismo, revisão do conteúdo, avaliação do que foi aprendido, utilização nos intervalos da escola, já que propicia a interação entre os participantes, tem uma linguagem fácil e não exige um lugar específico para ser jogado. Além de desafiadora, essa pesquisa resgatou a importância da utilização dos jogos de mesa em aulas de Educação Física, motivando novas pesquisas e a produção de outros recursos didático-pedagógicos capazes de auxiliar os professores de Educação Física em suas aulas na escola
- Considered as educational technology, board games are a didactic pedagogical resource that can be used in Physical Education classes. In this sense, this research goal was to produce, apply and evaluate the board game “Athletics in Action”, aiming the teaching of athletics at school. Of qualitative nature, the research was supported by a review of specific literature in Physical Education at school, educational technology and athletics. The application and evaluation of the board game counted on the participation of five Physical Education teachers, both women and men, graduate in Physical Education, who work for public schools. They evaluated the game “Athletics in Action” through a questionnaire. The results showed that although none of the teachers uses board games as a didactic pedagogical resource in Physical Education classes, they would use the game “Athletics in Action”, considering it to be possible to teach athletics by using this game. According to the teachers, the game can be used for the athletics presentation, contents review, evaluation of what was learned and in school recreation, as it promotes the participants interaction, has an easy language and does not demand a specific place to be played. Besides being challenging, this research rescued the importance of using board games in Physical Education classes, motivating new researches and the production of other didactic pedagogical resources capable of helping Physical Education teachers in their classes at school
- 29-Apr-2013
- CARVALHO, Jacqueline. Tecnologia educacional para o ensino do atletismo: o jogo de mesa como um recurso didático-pedagógico. 2013. 102 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
- 102 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Athletics
- Atletismo
- Atletismo - Estudo e ensino
- Jogos
- Educação física - Estudo e ensino
- Tecnologia educacional
- Material didatico
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/99072
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.