Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/99137
- Title:
- Leituras e imagens do 11 de setembro: reavaliações da história em Falling Man (2007), de Don DeLillo e em Fahrenheit 9/11 (2004), de Michael Moore
- Mariano, Márcia Corrêa de Oliveira
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Os atentados de 11 de setembro originaram diversas manifestações artísticas buscando não apenas explicações para a tragédia, mas também tentando repensar os acontecimentos. Neste sentido, esta pesquisa apresenta uma investigação a respeito da maneira como um romance e um documentário se apropriaram desse episódio para reavaliá-lo. Com os ataques, os Estados Unidos experimentaram uma forte sensação de vulnerabilidade, desencadeando reações do governo americano, que formulou com bastante rapidez uma nova doutrina de segurança nacional, baseada no combate ao terrorismo. Esta dissertação analisa as estratégias narrativas utilizadas pelo autor americano Don DeLillo no romance Falling Man (2007), e pelo cineasta Michael Moore, no documentário Fahrenheit 9/11 (2004), e como eles abordam fatores históricos, socioeconômicos e políticos que desencadearam a tragédia, a fim de reexaminá-la. Textos teóricos e críticos sobre a relação entre Literatura e História, ficção Pós-Moderna, aspectos do documentário e questões sobre terrorismo fundamentam as discussões apresentadas no trabalho. Este estudo objetiva ampliar os questionamentos acerca dos fatos que levaram à catástrofe e suas consequências, examinando personagens e grupos ligados ao 11 de setembro, revelando múltiplas verdades, condicionadas social, ideológica e historicamente
- September 11 has originated a wide range of artistic manifestations which have not only searched for plausible explanations for the tragedy, but also tried to review the events. In this sense, this thesis aims at showing how a novel and a documentary reevaluate this episode. The attacks made the United States experience a strong sense of vulnerability, triggering reactions from the American government, who quickly established a new national security strategy, associated with the war on terror. This thesis analyzes the narrative strategies employed by the American author Don DeLillo in his novel Falling Man (2007) and by the filmmaker Michael Moore in the documentary Fahrenheit 9/11 (2004), as well as the way they approach socioeconomic and political factors that caused the tragedy in order to reevaluate it. The debate of the topics is based on texts concerning the relationship between literature and history, postmodern fiction, documentary aspects and issues on terrorism. This study contributes to enrich the discussion related to the events that led to the catastrophe and its aftermath, examining characters and groups linked to the September 11 terrorist attacks, revealing multiple truths subjected to social, ideological and historical conditions
- 17-Feb-2012
- MARIANO, Márcia Corrêa de Oliveira. Leituras e imagens do 11 de setembro: reavaliações da história em Falling Man (2007), de Don DeLillo e em Fahrenheit 9/11 (2004), de Michael Moore. 2012. 202 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
- 202 f. : il.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- DeLillo, Don, Falling man - Crítica e interpretação
- Moore, Michael, 1954- Fahrenheit 9/11 – Crítica e Interpretação
- Literatura americana - História e crítica
- Ataques terroristas de 11 de setembro
- American literature - September 11
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/99137
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.