You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/39828
Title: 
A eficiência do método sociolinguístico: uma nova proposta de alfabetização
Author(s): 
Mendonça, Onaide Schwartz
Language: 
pt_BR
Abstract: 
Pesquisas recentes têm apontado o fracasso da alfabetização no Brasil e seus métodos vêm sendo questionados. Nesse sentido, este trabalho vem atender à demanda urgente de resultados de pesquisas com propostas práticas que visam contribuir com ideias e soluções capazes de alfabetizar com qualidade crianças da escola pública. Trata-se de proposta fundamentada na sociolinguística e na psicolinguística que organiza o trabalho docente com o objetivo de alfabetizar letrando. Parte da realidade do aluno, desenvolvendo e valorizando a sua oralidade por meio do diálogo, trabalha conteúdos específicos da alfabetização e utiliza atividades adequadas às hipóteses dos níveis descritos na psicogênese da língua escrita. Desenvolve, ainda, a leitura de textos significativos de diferentes gêneros, interpretação e produção textual. Apresenta, ao final, resultados de duas pesquisas realizadas em rede municipal. Uma sem metodologia e outra em que foi implementado o “Método sociolinguístico”.
Issue Date: 
13-Jul-2011
Keywords: 
Proposta de alfabetização, Método sociolinguístico, Metodologia de ensino, Prática socioconstrutivista
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/39828
Type: 
Texto
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

Item Files
File Description SizeFormat 
01d16t10.pdf50.48 kBAdobe PDFView/Open
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.