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http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40139
- Title:
- D16_A alfabetização na perspectiva histórico-cultural
- Coelho, Sônia Maria
- pt_BR
- Este texto trata da alfabetização que se fundamenta nos processos mentais superiores delineados por Vigotski e colaboradores, evidenciando a superioridade dos atos humanos no reino animal. Destaca a importância da compreensão da linguagem falada, inicialmente tida como elo mediador para a realização da escrita, e o modo como ela desaparece no momento em que a criança assume a escrita como um processo discursivo. Discute como, na presença do outro, ela sente a necessidade de produzir uma escrita compreensível para todos, o que ocorre por meio dos processos de internalização, cujas atividades mediadas pelo adulto se transformam em ações intrapsicológicas, originando a atividade voluntária. Aponta os motivos que levam uma criança a escrever e analisa a evolução desse processo, passando do rabisco ao desenho até a escrita simbólica, altamente significativa, em uma situação eminentemente complexa e histórico-cultural, conforme pesquisas de Vigotski e ao que Luria denominou “pré-história” da escrita. O professor é apontado como o tutor indispensável no processo de educação escolar, atuando na denominada área de desenvolvimento imediato.
- 15-Aug-2011
- Alfabetização, Vigotski, Luria, Teoria histórico-cultural
- http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40139
- Texto
Textos - OE
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