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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40139
Title: 
D16_A alfabetização na perspectiva histórico-cultural
Author(s): 
Coelho, Sônia Maria
Language: 
pt_BR
Abstract: 
Este texto trata da alfabetização que se fundamenta nos processos mentais superiores delineados por Vigotski e colaboradores, evidenciando a superioridade dos atos humanos no reino animal. Destaca a importância da compreensão da linguagem falada, inicialmente tida como elo mediador para a realização da escrita, e o modo como ela desaparece no momento em que a criança assume a escrita como um processo discursivo. Discute como, na presença do outro, ela sente a necessidade de produzir uma escrita compreensível para todos, o que ocorre por meio dos processos de internalização, cujas atividades mediadas pelo adulto se transformam em ações intrapsicológicas, originando a atividade voluntária. Aponta os motivos que levam uma criança a escrever e analisa a evolução desse processo, passando do rabisco ao desenho até a escrita simbólica, altamente significativa, em uma situação eminentemente complexa e histórico-cultural, conforme pesquisas de Vigotski e ao que Luria denominou “pré-história” da escrita. O professor é apontado como o tutor indispensável no processo de educação escolar, atuando na denominada área de desenvolvimento imediato.
Issue Date: 
15-Aug-2011
Keywords: 
Alfabetização, Vigotski, Luria, Teoria histórico-cultural
URI: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40139
Type: 
Texto
Appears in Collections:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

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