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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40144
Título: 
D16_Superação do analfabetismo: ação político pedagógica
Autor(es): 
Furlanetti, Maria P. de Fátima R.
Idioma: 
pt_BR
Resumo: 
Este artigo trata da superação do analfabetismo por meio de práticas pedagógicas, em que o método e a técnica são concebidos como instrumentos importantes para que o educad@r1. Esses instrumentos permitem-lhe planejar suas intervenções refletidas no coletivo com seus educand@s e avaliar suas ações, não se esquecendo dos saberes e conhecimentos que, construídos ao longo da vida, fazem parte do sujeito cognoscitivo. Este sujeito está representado tanto pelo educad@r, quanto pelo educand@, ambos caminhando para a superação do analfabetismo político/pedagógico. O texto enfatiza a situação de alguns sujeitos – homens e mulheres – que são do campo, da floresta, de centros urbanos, privados de liberdade (presidiários), movimento, fala, escuta, visão, e com aprendizagem lenta, enfim, sujeitos que, de alguma forma e por algum motivo, não tiveram condições de chegar até a escola, pois foram perversamente privados das possibilidades de aprender a ler e a escrever. Analisa a contribuição de Paulo Freire, segundo a qual @ educador@ problematizador@, pelo processo da dialogicidade, apresenta de forma crítica aos educandos o objeto de conhecimento, tornando-os sujeitos investigadores/as.
Data de publicação: 
15-Ago-2011
Palavras chaves: 
Alfabetização de Jovens e adultos, Pedagogia freireana, Educação crítica, Temas geradores
Endereço permanente: 
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40144
Tipo: 
Texto
Aparece nas coleções:Objetos Educacionais Unesp
Textos - OE

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