Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40145
- Title:
- D16_A eficiência do método sociolinguístico: uma nova proposta de alfabetização
- Mendonça, Onaide Schwartz
- pt_BR
- Pesquisas recentes têm apontado o fracasso da alfabetização no Brasil e seus métodos vêm sendo questionados. Nesse sentido, este trabalho vem atender à demanda urgente de resultados de pesquisas com propostas práticas que visam contribuir com ideias e soluções capazes de alfabetizar com qualidade crianças da escola pública. Trata-se de proposta fundamentada na sociolinguística e na psicolinguística que organiza o trabalho docente com o objetivo de alfabetizar letrando. Parte da realidade do aluno, desenvolvendo e valorizando a sua oralidade por meio do diálogo, trabalha conteúdos específicos da alfabetização e utiliza atividades adequadas às hipóteses dos níveis descritos na psicogênese da língua escrita. Desenvolve, ainda, a leitura de textos significativos de diferentes gêneros, interpretação e produção textual. Apresenta, ao final, resultados de duas pesquisas realizadas em rede municipal. Uma sem metodologia e outra em que foi implementado o “Método sociolinguístico”.
- 15-Aug-2011
- Proposta de alfabetização, Método sociolinguístico, Metodologia de ensino, Prática socioconstrutivista
- http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40145
- Texto
Textos - OE
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d16t10.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.