Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40146
- Title:
- D16_A norma culta e a oralidade em sala de aula
- Mendonça, Onaide Schwartz
- pt_BR
- Neste trabalho apresentamos resultados de pesquisa sobre oralidade e escrita na sala de aula e metodologia elaborada para desenvolver habilidades orais dos alunos e também suas habilidades de escrita. O ensino da língua materna, desde as séries iniciais, tem se resumido em atividades de descrição da língua e tentativas de prescrever normas de seu uso através da gramática. Se quisermos que o aluno aprenda a versão formal da língua é necessário que sejam desenvolvidas atividades que privilegiem a oralidade, pois o aluno aprende a falar, falando, e não ouvindo o professor discorrer sobre a língua. Por outro lado, como a escrita representa a fala, a tendência natural do aluno é a de escrever da mesma forma que fala. Assim, seu texto fica marcado pela oralidade. Entretanto, por meio da explicitação das diferenças entre a fala popular (que o aluno traz de casa) e a fala formal (exigida pela escola) poderemos desenvolver no aprendiz competências que se refletirão no avanço do domínio da escrita padrão. Para atingirmos tal objetivo é necessário metodologia com atividades didáticas bidialetais funcionais e transformacionais que façam a transposição da variedade popular para a formal como instrumento de domínio da norma “culta” e de participação crítica na sociedade. Ao final, apresentaremos amostras destas atividades.
- 15-Aug-2011
- Oralidade, Bidialetalismo, Metodologia, Pesquisa, Língua
- http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/40146
- Texto
Textos - OE
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
01d16t11.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.